FICHAMENTO REPENSANDO A NOÇÃO DE CIDADE.

365 palavras 2 páginas
FICHAMENTO
ALUNO: JOYCCE ALYNNE SOUSA DE LIRA E LIMA.

REFERÊNCIA DO TEXTO: REPENSANDO A NOÇÃO DE CIDADE.
ANO: 2015
AUTOR: ANA FANI.

IDEIAS CENTRAIS DO TEXTO
1. “A cidade, enquanto realização humana, é um fazer-se intenso, ininterrupto. No Brasil, este “fazer-se” aniquila o que já está produzido a fim de criar mais e, infinitamente, formas novas. Isso nos leva a associar a ideia da cidade com as imagens do inacabado.” (p.67)

2. “Não se pode separar a cidade do espaço urbano. Nessa perspectiva, a cidade é pensada enquanto trabalho social materializado, objetivado, que aparece na articulação do “construído e o não construído” de um lado, e do movimento (de mercadorias, pessoas, ideias) do outro.” (p.71)

3. “A cidade se produz de modo a permitir a articulação entre processos de produção – distribuição – troca, consumo e a gestão.” (p.74)

4. “Enquanto condição geral de produção, o espaço urbano, entendido do ponto de vista do capitalista como capital fixo, faz com que a cidade apareça como concentração, tanto de população (trabalhadores, dependentes, exército industrial de reserva), como de mercadorias, lugar da divisão técnica e social do trabalho; portanto, locus da produção. Aproxima matérias-primas do processo produtivo, trabalhadores da produção, indústria do comércio, consumidores do mercado e, nesse sentido, é também fluxo (de pessoas, mercadorias, informações, etc.).” (p.76)

5. “O trabalhador também terá o acesso e as possibilidades de escolha para morar limitados. O modo de vida urbano, sob o capitalismo, impõe disciplina.” (p.77)

QUESTÕES PARA FIXAÇÃO DO CONTEÚDO
1. A cidade está sempre em processo contínuo de evolução, mudanças e adaptação à medida que a sociedade também se modifica.
2. A cidade não é apenas aglomeração de pessoas, são meios de produção, do capital, da mão de obra, população, bens de consumo coletivo, dentre outros.
3. O espaço urbano do ponto de vista de produção, significa pensar o homem como produtor da sua própria existência,

Relacionados