Fichamento Relações sociais e serviço social no Brail

1298 palavras 6 páginas
Fichamento
Relações sociais e serviço social no Brasil

CAMPINA GRANDE
2013

4. Modernos Agentes de Justiça e da Caridade:
-O surgimento do Serviço Social no bloco católico. “O Serviço social não só se origina do interior do bloco católico, como se desenvolve no momento em que a igreja se mobiliza para a recuperação e defesa de seus interesses e privilégios corporativos, e para a rearfimação de sua influencia normativa na sociedade”. (IAMAMOTO, Marilda; CARVALHO, Raul. 2011.p.226).

4.1. O serviço Social e o Bloco Católico.
-Objetivo da reorganização do bloco católico. “A reorganização do bloco católico, que se faz com base na experiência e modelos já testados na Itália e França, terá por objetivo definido o enquadramento político e ideológico daqueles setores da população, a partir da ação das organizações do movimento católico leigo”. (Idem. p.226) O Serviço Social começa a surgir como um “departamento” especializado da Ação Social e da Ação católica, num momento extremamente importante para a definição do papel da Igreja dentro das novas características que progressivamente vai assumindo a sociedade brasileira. Estará assim, profundamente relacionado a esse processo e à ação política e social da igreja. (Idem. p.227)
-Desenvolvimento do apostolado social O apostolado social que se desenvolve a partir de reorganização do bloco católico será a tentativa de penetrar nos meios populares, de enquadrá-los, visando a sua transformação em instrumento de pressão para a reconquista dos privilégios e prerrogativas materiais e ideológicos da igreja e a defesa de seus interesses políticos. (Idem. p.227)
- Surgimento e características europeias e movimentos sociais no Brasil. Frequentemente se tem atribuído à influencia europeia determinadas características assumidas pelos pioneiros da implantação do Serviço Social entre nos. O autoritarismo, o paternalismo, o doutrinarias e a ausência de base técnica, que marcariam a atuação dos primeiros

Relacionados

  • fichamento casa grande senzala
    7402 palavras | 30 páginas
  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas