FICHAMENTO REAJA

Páginas: 7 (1595 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015

COLEGIADO DE DIREITO
“DIREITO ELEITORAL”
ALUNO(A)
VANESSA CARVALHO LIRA
TURMA
9º PERÍODO/N


FICHAMENTO

“REAJA”











PARIPIRANGA/2015-1
1. CREDENCIAIS DO AUTOR: Engenheiro mecânico, economista, educador, professor universitário e político brasileiro filiado ao Partido Democrata Trabalhista (PDT). Atualmente Senador do Distrito Federal, nascido em 20 de fevereiro de 1994, Recife,Pernambuco tendo algumas obras como a aventura da universidade, o berço da desigualdade, a eleição do ditador, o semeador de utopias entre outras.

2. RESUMO DA OBRA: A obra Reja trás um conceito de progresso baseado no crescimento econômico, que consome a vida das pessoas e destrói o equilíbrio ecológico em busca de aumentar a produção de bens materiais privados e de curta duração. Não aceite comológica a riqueza medida pelo Produto Interno Bruto que inclui as armas como benefício e não inclui as mortes entre os custos. Não aceite como lógica o que não atende à razão ou ao sentimento.

3. CITAÇÕES POR CAPÍTULO

Reaja contra a vida sempre bem comportada. Escolha algumas aventuras para realizar: montanhas a subir, uma revolução a fazer, amores a sentir. Coloque sua biografia na frente do seucurriculum, e o curriculum na frente do patrimônio. Coloque as urnas na frente das armas; e os sonhos na frente das urnas. (p.07)

Reaja às dúvidas, procurando respostas. E quando encontrar aquelas que lhe dão certezas, procure novas dúvidas. Cada vez que se acostumar com as respostas, mude as perguntas. Não aceite dúvidas sem procurar respondê-las, nem certezas sem formular questionamentos. (p.09)Lute para criar o mundo como você gostaria que ele fosse. E quando conseguir, não se acomode. Se não mudar a realidade social, mude a posição dos móveis da sua sala. E continue inconformado. (p.09)

Reaja contra estas três desigualdades imorais: no direito à vida, a compra dos serviços de saúde; no direito à qualidade da educação, a compra do acesso às escolas; e no direito a ser livre, porquepode comprar justiça. (p. 11)

Reaja contra as desigualdades; mas, sobretudo, contra a mãe de todas elas: a educação desigual. Veja com horror a cara do futuro do país retratada nas decrépitas escolas de hoje. Veja e reaja. Seja um educacionista: no lugar de querer um país rico para só então fazer a boa escola para todos, queira a boa escola para todos como o caminho de fazer o país rico. (p.13)Reaja ao conceito de progresso baseado no crescimento econômico, que consome a vida das pessoas e destrói o equilíbrio ecológico em busca de aumentar a produção de bens materiais privados e de curta duração. (p.14)

Reaja contra a indecente desculpa de que um automóvel a mais é socialmente positivo porque cria emprego para flanelinhas fora da escola; ou que a construção das casas dos ricos epalácios dos marajás modernos é socialmente boa porque paga um mísero salário mínimo aos trabalhadores que moram em favelas a três horas de distância, onde seus filhos não têm casa. (p.14)

Reaja ao ufanismo de que a história é uma marcha heróica do bem. Lembre o sangue derramado em holocaustos para chegarmos até aqui. O mais visível promovido pelos nazistas, especialmente contra milhões de judeus.(p.16)

Por isto reaja aos que desejam acelerar esta civilização, em vez de reorientá-la. (p.21)

Reaja contra a destruição da Natureza, mesmo as menores. Aceite que recursos naturais se transformem em produtos desde que sejam repostos, reciclados, renascidos. (p.21/22)

Não deixe que o progresso roube a chance da humanidade de usar sua capacidade de criar tempo livre e usar esse tempo livre para asatividades da cultura; não deixe a humanidade continuar prisioneira do mercantilismo, do produtivismo e do consumismo. (p.26)
Entenda que mais vale uma hora livre para caminhar por dia que uma hora perdida no trânsito, ou gasta em busca de salário adicional para comprar coisas desnecessárias. Mais vale respirar ar puro que comemorar o aumento na produção; mais vale chegar cedo à casa da namorada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FICHAMENTO REAJA
  • REAJA
  • Reaja
  • fichamento
  • Fichamento
  • fichamento
  • fichamento
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!