Fichamento Raizes do Brasil

Páginas: 78 (19299 palavras) Publicado: 26 de março de 2014
Universidade de Brasília P. 1
Curso de Licenciatura em Letras
Introdução a teoria da literatura
Prof. Ricardo Araujo

Nome: Marcos Juarez Fernandes Gomes
Matricula: 13/0061409




Assunto: Raízes do Brasil. 4ª Edição




In: Holanda, Sérgio Buarque de, Brasília-DF - EditoraUniversidade de Brasília, 1963.

















P.2
Fronteiras da Europa
[...] A tentativa de implantação da cultura européia em extenso território, dotado de condições naturais, se não adversas, largamente estranhas à sua tradição milenar, é, nas origens da sociedade brasileira, o fato dominante e mais rico em consequências. Trazendo de países distantes nossas formas deconvívio, nossas instituições, nossas idéias, e timbrando em manter tudo isso em ambiente muitas vezes desfavorável e hostil, somos ainda hoje uns desterrados em nossa terra[...] (p.3)
[...] É significativa, em primeiro lugar, a circunstância de termos recebido a herança através de uma nação ibérica[...] (p.3)
[...] Quais os fundamentos em que assentam de preferência as formas de vida social nessaregião indecisa entre a Europa e a África[...] (p.4)
[...]desenvolver a tal extremo essa cultura da personalidade, que parece constituir o traço mais decisivo na evolução da gente hispânica, desde tempos imemoriais[...] (p.4)Para eles, o índice do valor de um homem infere-se, antes de tudo, da extensão em que não precise depender dos demais,em que não necessite de ninguém, em que se baste. Cada qual éfilho de si mesmo, de seu esforço próprio, de suas virtudes. [...] (p.5)
[...] É dela que resulta largamente a singular tibieza das formas de organização, de todas as associações que impliquem solidariedade e ordenação entre esses povos. [...] (p.5)
[...] Os privilégios hereditários, que, a bem dizer, jamais tiveram influência muito decisiva nos países de estirpe ibérica, pelo menos tãodecisiva e intensa como nas terras onde criou fundas raízes o feudalismo, não precisaram ser abolidos neles para que se firmasse o princípio das competições individuais. A frouxidão da estrutura social, à falta de hierarquia organizada devem-se alguns dos episódios mais singulares da história das nações hispânicas, incluindo-se nelas Portugal e Brasil. Os elementos anárquicos sempre frutificaram aquifacilmente, com a cumplicidade ou a indolência displicente das instituições e costumes. [...] (p.5)
[...] A falta de coesão em nossa vida social não representa, assim, um fenômeno moderno. E é por isso que erram profundamente aqueles que imaginam na volta à tradição, a certa tradição, a única defesa possível contra nossa desordem. Os mandamentos e as ordenações que elaboraram esses eruditos são, emverdade, criações engenhosas do espírito, destacadas do mundo e contrárias a ele[...] (p.6)


P. 2
[...] O mundo era organizado, na Idade Média, segundo leis eternas indiscutíveis[...] (p.7)
[...] O entusiasmo que pode inspirar hoje essa grandiosa concepção hierárquica, tal como a conheceu a Idade Média, é em realidade uma paixão de professores. No fundo, o próprio princípio de hierarquianunca chegou a importar de modo cabal entre nós. Toda hierarquia funda-se necessariamente em privilégios. E a verdade é que, bem antes de triunfarem no mundo as chamadas idéias revolucionárias, portugueses e espanhóis parecem ter sentido vivamente a irracionalidade específica, a injustiça social de certos privilégios, sobretudo dos privilégios hereditários. O prestígio pessoal, independente do nomeherdado, manteve-se continuamente nas épocas mais gloriosas da história das nações ibéricas[...] (p.8)
[...] Toda gente sabe que nunca chegou a ser rigorosa e impermeável a nobreza lusitana[...] (p.8)
[...] Sabemos que, em determinadas fases de sua história, os povos da península deram provas de singular vitalidade, de surpreendente capacidade de adaptação a novas formas de existência. Que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento Raizes do Brasil
  • Fichamento raizes do brasil
  • Fichamento, educação fisica raizes europeias e brasil
  • Fichamento capítulos 4 e 5
  • raizes do brasil
  • raizes do brasil
  • Raízes do brasil
  • Raízes do Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!