fichamento quimica

Páginas: 22 (5313 palavras) Publicado: 8 de dezembro de 2014
FICHAMENTOS DE TEXTOS


MESZÁROS, I. Educação para além do capital.

A Educação formal nada mais é que um segmento do modo de produção dominante (MESZÁROS, 2006).

“Eles (os indivíduos) adotam as perspectivas gerais da sociedade de mercadorias como os limites inquestionáveis das suas próprias aspirações. É com isso que os indivíduos ‘contribuem para manter uma concepção de mundo’ e paraa manutenção de uma forma específica de intercâmbio social, que corresponde àquela concepção de mundo” (MESZÁROS, 2006, p. 264).

“As instituições de educação tiveram de ser adaptadas no decorrer do tempo, de acordo com as determinações reprodutivas em mutação do sistema do capital” (MESZÁROS, 2008, p. 42)

“As determinações gerais do capital afetam profundamente cada âmbito particular comalguma influência na educação, e de forma nenhuma apenas as instituições educacionais formais. Estas são estritamente integradas na totalidade dos processos sociais” (p. 43).
Nesse sentido Meszáros (2008) ainda afirma que uma questão crucial, sob o domínio do capital, é assegurar que cada indivíduo adote como suas próprias as metas de reprodução possíveis do sistema.

Esperar que a sociedademercantilizada estimule o rompimento da lógica do capital por meio da educação formal é uma ingenuidade. Considerando isso, as mudanças na educação não devem ser apenas formais, mas essenciais, elas devem abarcar a totalidade das práticas educacionais da sociedade estabelecida (MESZÁROS, 2008). Isso inclui não apenas a educação formal, mas a informal também.

“Romper com a lógica do capital naárea da educação equivale, portanto, a substituir as formas onipresentes e profundamente enraizadas de internalização mistificadora por uma alternativa concreta abrangente.” (p. 47, grifo do autor)

Nós aprendemos o tempo todo. Para o bem ou para o mal. O fato é que se torna necessário tornar consciente o processo de aprendizagem, de forma a maximizar o melhor e a minimizar o pior (p. 48).“Apenas a mais ampla das concepções de educação nos pode ajudar a perseguir o objetivo de uma mudança verdadeiramente radical, proporcionando instrumentos de pressão que rompam a lógica mistificadora do capital.” (p.48)
Meszáros cita Gramsci ao afirmar que a educação está em duas categorias, a manutenção e a mudança, sendo que a presença de uma não exclui a outra. A predominância de uma ou de outradependerá de como as forças sociais conflitantes se confrontam e defendem seus interesses. (p. 50)

“Temos de reivindicar uma educação plena para toda a vida, para que seja possível colocar em perspectiva a sua parte formal, a fim de instituir, também ai, uma reforma radical.” (p. 55)

“[...] pelo próprio trabalho, é possível superar a alienação com uma reestruturação radical das nossas condiçõesde existência há muito estabelecidas e, por consequência, de “toda a nossa maneira de ser.” (p.60)


PORTO-GONÇALVES, C. W. O desafio ambiental. 2 ed. Rio de Janeiro: Record, 2011.

Afinal, cada investigação científica pode garantir suas conclusões somente nas condições que as pesquisas foram realizadas (Heisenberg), o que não corresponde às situações do mundo como tal. No mundo real ondetudo interage com tudo, a complexidade é de tal ordem que ninguém poderá afirmar decisivamente que o efeito de determinada ação será exatamente o previsto no início da ação. Assim a decisão deve ser coletiva e sempre será política. Além de convocarem os cientistas, outros setores da sociedade também devem ser convocados. (PORTO-GONÇALVES, 2011, p. 51).


JACOBI, P. Educação ambiental, Cidadania eSustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, mar. 2003.


Para a participação da sociedade, se faz necessário melhorar os meios de informação bem como o acesso a eles. Considera-se também a importância do papel indutivo do poder público nos conteúdos educacionais. A isso tudo pensamos como caminhos possíveis para alterar o atual cenário de degradação socioambiental...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento De Quimica
  • Fichamento de quimica
  • FICHAMENTO- PCNs DE QUIMICA
  • Fichamento da História da Química
  • fichamento quimica dos alimentos
  • Fichamento Dependência Quimíca
  • fichamento de psicologia sobre dependencia quimica
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!