Fichamento-Que é História

Páginas: 5 (1130 palavras) Publicado: 14 de junho de 2013
Fichamento-Que é História?
I.O Historiador e seus Fatos; II. A Sociedade e o individuo
CARR. E. H. Que é Historia?Rio de Janeiro: Paz e Terra.1976 – P.11-49
I.O Historiador e seus fatos
Pág.11-13- No inicio o autor ele faz a pergunta “Que é História?” e Cita Acton no seu relatório em 1896,Cambridge University. Onde ele diz q o séculoXIX esta a transmitir um grande conhecimento histórico. Ele também fala sobre a questão da “história definitiva” como é possível a história convencional e expor as informações na busca de solução para cada problema histórico. – Para Acton , o conhecimentodo passado não pode “ Compor-se de átomos elementares e impessoais que nada pode alterar” colocando a pesquisa histórica como interminável já que a pesquisa envolve pessoas e ponto de vista diferentes então “Não há verdade histórica objetiva.”- O historiador é um selecionador de fatos. É importante o historiador ter o conhecimento dos fatos para que ele possa , entrar no processo de interpretação.
Pág.14- Os fatos são comuns a todo os historiadores onde Formam “espinha Dorsal da História.” A exatidão é tudo aquilo que não pode ser provado. É onde entra as “Ciências auxiliares” da história como por ex.Numismática, Cronologia...
Pág.15-16- O historiador é necessariamente um selecionador dos fatos. – Dá a entender que o que conhecemos sobre a história Medieval são fatos teoricamente religiosa.
Pág.17- O que eles faziam é extremamente o oposto da heresia do século XIX “segundo o qual a história consiste na compilação de um numero máximo de fatosirrefutáveis e objetivas.” -Qualquer um que entrar nessa heresia vai se sentir obrigado a fazer algumas escolhas terá de desistir da história por ser um mau negócio ou terminar num hospício.
Pág.18-19 - No século XIX havia uma espécie de documentos fectichismo, os historiadores ao se aproximar do templo dos fatos tinha que se reverenciar .”porque se esta nos documentosé verdade.” Esses documentos contiam: Decretos ,tratados e etc... Mas antes de serem decifrados não tinham valor nenhum. – O papel do historiador é decifrar, e depois o processado ,antes de poder uso deles e,esse se faz é de um reprocesso.
Pág.20- Os fatos e os documentos são de extremaimportância para o historiador.Os fatos e os documentos por si mesmo não respondem a pergunta, “Que é História?”. –A história se faz com documentos,porque nada substitui os documentos. Ou seja onde não há documentos não há história.
Pág.21-22-“Uma filosofia da História”,os historiadores Britânicos não aceitaram essa tese,mais com opensamento de que a história não tinha significado, mais porque seu significado não era de modo claro. – Croce dizia que a história basea -se em que o passado só pode ser visto pelos olhos do presente. O Trabalho principal do historiador é avaliar.
- Pág.23-24- Os fatos dahistória nunca chagam puro até nós,uma vez que que esta forma pura não existe pois eles sempre sofriam desvios na mente do historiador . Ou , seja é importante conhecer antes o historiador antes de conhecer a história que esta sendo contada e que se não conseguir entender o que se passa na mente do historiador, o” defeito está ou em você ou no historiador.”...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamentos de História
  • Fichamento Historia
  • FICHAMENTO DE HISTORIA
  • FICHAMENTO HISTÓRIA
  • Fichamento o que é história
  • FICHAMENTO HISTORIA
  • Fichamento texto história do ensino da história
  • Fichamento Panofsky Historia Da Arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!