Fichamento Qual A Tua Obra

Páginas: 7 (1593 palavras) Publicado: 5 de abril de 2015
CORTELLA, Mario Sérgio. Qual é a tua obra? : Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 19 ed.- Petrópolis, RJ: vozes, 2012.

CREDENCIAIS DO AUTOR
Mario Sergio Cortella, filósofo, com mestrado e doutorado em educação pela PUC-SP, na qual é docente desde 1977. Nela é professor- titular do Departamento de Funadamentos da Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação; por 32anos atuou também no departamento de Teologia e Ciências da ências da Religião. Foi assesor especial e chefe de gabinete do Prof. Paulo Freire na secretária munucipal de educação de São Paulo (1991-1992).
RESUMO DA OBRA
Esse livro Aborda os temas de gestão, liderança e ética, no qual trata de atitudes e comportamentos de empresas e pessoas. O autor faz comparação de fatos históricos para esclarecera origem e o sentido de alguns comportamentos em relação ao trabalho, como a conexão do trabalho como um castigo, um fardo ou uma provação.
Discute também a questão de líder espiritualizado e empresa espiritualizada. A importância da humildade que é colocada como um dos valores que deve ser exercida pela sociedade. Que precisamos pensar na coletividade e reconhecer que não estamos sozinhos nessemundo. Admitir que não sabemos tudo e que dependemos de outras pessoas para sobreviver, que não saber tudo leva você a querer evoluir, a buscar novos conhecimentos, a arriscar mais. Onde ao arriscar mais, podem-se levar a erros, erros que devem ser corrigidos e não punidos, e sim atitudes erradas de negligência, desatenção e descuido devem levar a punições.
Finalizando com uma reflexão sobreética, seu conceito e quando é aplicada corretamente, fala das indagações que são feitas de Quero? Posso? Devo? Abrangendo também a moral.

PARTE 1 - GESTÃO
Inicia abordando o tema de empresa e líder espiritualizado, onde considera que tudo que fazemos tem um sentido, um significado, sendo capaz de olhar o outro como o outro, elevando sua obra e não simplesmente menosprezando as pessoas.
O trabalho évisto como um sacrifício, pois desde a origem da palavra do vocábulo latino tripalium, era relacionado à tortura e desconforto, sendo que a mesma demostra-se como uma punição ou castigo, e emite o ser como escravo e servo. Essa ideia é controversa a dos gregos, que denominam poiesis como a obra, o que se faz, constrói, e se ver.
Ao analisar as pessoas em relação ao seu trabalho, nota-se quemuitas acreditam serem melhores do que os outros, por que terem um trabalho valorizado e que assim é o centro do universo. Sendo irônico imaginar que o ser humano é tão minúsculo comparando-se a imensidão do universo. O ser humano pode ser repleto de humildade ou arrogância, o que vai distinguir isso é o reconhecimento de cada um do que sabe ou não sabe. Quando se reconhece que não sabe, abre-se ocaminho para a busca do conhecimento, pois se está sempre disposto a aprender com o outro, ao contrario do arrogante que se considera o conhecedor de tudo, encontrando-se de olhos fechados para as mudanças, inovação e aprendizado. Sendo que ninguém faz tudo certo, mas não se deve temer ao erro, pois é a partir dele que se aprende, ou melhor, através da correção do erro.
O conhecimento se faz de grandeimportância na execução de um trabalho, visando isso as empresas buscam uma Educação continuada para melhorar as competências e habilidades de seu pessoal, fazendo isso como uma questão prioritária, mas não exclusiva. O investimento da empresa em educação é uma forma de reter os bons profissionais, motivando-os e oferecendo-lhe uma perspectiva de futuro, o tornando assim leal a essa empresa. Todaprofissional passa por um constante dilema, escolher fazer o que gosta ou o que é necessário naquele momento. E geralmente para alcançar uma meta, tem-se que sacrificar o que gosta, para fazer o que é necessário, sem lamentação e estresse, pois isso é apenas uma etapa para alcançar um objetivo. Tendo também como fator importante a busca pelas oportunidades, pois o bom profissional é aquele que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento, qual é a tua obra?
  • Fichamento de obras
  • FICHAMENTO OBRA
  • Fichamento da obra a politica de aristoteles
  • Fichamento da obra "O desafio do Conhecimento"
  • Fichamento da obra "Ética e Pesquisa"
  • Fichamento da Obra Descasos
  • Fichamento da obra literatura e subdesenvolvimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!