Fichamento, qual é a tua obra?

Páginas: 5 (1121 palavras) Publicado: 12 de abril de 2013
Bibliografia: CORTELLA, Mario Sérgio. Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética. ED. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, P: 1-141.

O livro de Mario Sério Cortella, se propõe a discutir sobre as inquietações propositivas, para isso o autor dividiu a obra em 3 partes:


1ª – Parte: Gestão


Abordando o líder espiritualizado; Associando a palavra trabalho, etimologicamente comocastigo; O lado bom de não saber; O conceito de que mudar é preciso; O executivo deve cuidar do importante e não do urgente. (P: 13 a 60).


Citações do autor:


“[...] É a sua capacidade de olhar que as coisas não são um fim em si mesmas, que existem razões mais importantes do que o imediato. Que aquilo que você faz, por exemplo, tem um sentido, um significado. Que a noção de humanidade éuma coisa mais coletiva na qual se tem a ideia de pertencimento e que, portanto, o líder espiritualizado – mais do que aquele que fica fazendo meditações e orações – é aquele capaz de olhar o outro como outro, de inspirar, de elevar a obra, em vez de simplesmente rebaixar as pessoas.” (P: 13).


“[...] O mundo da antiguidade, que é a base da nossa sociedade ocidental, coloca o trabalho como umcastigo do ponto do ponto de vista moral – religioso ou uma concepção de castigo a partir da vontade dos deuses na cultura grega.” (P: 19).


“[...] Todas as vezes que eu olho o que fiz como não sendo eu ou não me pertencendo, eu me alieno. Fico alheio. Portanto, eu não tenho reconhecimento.” (P: 21).


“[...] A educação é um valor intrínseco na sociedade e no mundo do trabalho, é um valorinclusive de empregabilidade. Se eu percebo que a empresa investe em mim, aumenta o meu nível de gratificação, de um lado e de gratidão do outro.” (P: 39).


“[...] Questionar o que precisamos ter, de fato, em termos de bens materiais. Temos de pensar sobre aquele que tudo tem, mas a ele parece que o é muito pouco em relação ao que acha que deveria ter.” (P: 59).


2ª Parte – LiderançaMostrando a distinção entre o que é essencial e o que é fundamental; Dando à liderança um significado de uma virtude, e não um dom; Não se nasce líder, você se torna um líder a partir da convivência com outras pessoas; O líder precisa ter humildade e não arrogância, precisa evitar a fascinação pelo mesmo; Para se tomar cuidado com pessoas cheias de certeza; A velocidade com que o mundo está mudando;Líder precisa ser capaz de inspirar as pessoas; Abrir a mente, elevar a equipe, recrear o espírito, inovar a obra e empreender o futuro. (P: 63 a 101).


Citações do autor:


“[...] Essencial é tudo aquilo que você não pode deixar de ter: Felicidade, Amorosidade, Lealdade, Amizade, Sexualidade, Religiosidade. Fundamental é tudo aquilo que o ajuda a chegar ao essencial. Fundamental é o quelhe permite conquistar algo.” (P: 63-64).


“[...] Liderança é uma virtude, enão um dom. E, do ponto de vista filosófico, virtude é uma forma intrínseca. Porque exemplo: A coragem, o destemor, a iniciativa são forças intrínsecas. Tudo o que é virtual é força intrínseca.” (P: 67).


“[...] Razão social significa dizer qual é o sentido daquilo que será realizado. Qual a razão da sua existência?Qual é a razão de você atuar nessa área? Porque trabalhar nesse setor? Ou Qual é a sua obra, qual é o resultado da tua obra?” (P: 68).


“[...] Aquilo que é Maquiavel chamou de juntar a virtu com a fortuna, ou seja, a capacidade com a ocasião, a virtude e a sorte.” (P: 71).


“[...] Isto é, saber que não se sabe tudo, saber que não se sabe todas as coisas, e, especialmente saber que não seé o único, a saber.” (P: 72).


“[...] Tem gente que não consegue avançar em direção ao futuro e acaba ficando com um grande passado pela frente. É aquela pessoa que só quer mais do mesmo. E ainda cai numa outra armadilha. Ela se agarra ao passado e torna-se repetitiva.” (P: 73).


“[...] Se me considero invulnerável, eu perco a cautela. E acabo achando: “Imagine, eles não aceitariam nem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento de obras
  • FICHAMENTO OBRA
  • Fichamento da obra a politica de aristoteles
  • Fichamento da obra "O desafio do Conhecimento"
  • Fichamento da obra "Ética e Pesquisa"
  • Fichamento da Obra Descasos
  • Fichamento da obra literatura e subdesenvolvimento
  • fichamento da Obra De magistro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!