Fichamento psicologia e serviço social

Páginas: 16 (3923 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2012
FICHAMENTO FORMADO PARA A DISCIPLINA

PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL























“A psicologia ou “ciência da alma” (como é conhecida no meio científico) teve sua origem há pouco mais de um século. Estuda o comportamento humano e os processos mentais, tais como as experiências vividas e as histórias de vida de um indivíduo.”(P.09)
Recebeu, portanto, influênciasteóricas de outras áreas do conhecimento: Antropologia, Filosofia, Sociologia, Psicologia, Direito, Economia, dentre outras. Para este estudo, recortaremos as influências da Psicologia no fazer profissional do Assistente Social. (P.09.) profissão de Serviço Social
É comum, no nosso cotidiano, ouvirmos expressões como “usou-se de psicologia para ganhar o debate”; “a garota usou de psicologia paraseduzir o rapaz”; “ele tem uma ótima psicologia para ouvir problemas”. Estas frases representam o que chamamos de psicologia do senso comum (P.10)
A Psicologia Moderna teve início na Alemanha. Vários estudiosos foram atraídos para este país, entre eles, o inglês Edward B. Tichner e o americano William James. (P.10)
a psicologia ganha base científica, delimita seu campo de estudo, e tem comofoco o comportamento humano, a vida psíquica, a consciência. De acordo com eidelwein (2009) (p.10)
No século XIX que a psicologia é concebida como ciência (P10)
A psicologia é uma área do conhecimento científico que, em algumas universidades, está vinculada ao campo das Ciências Sociais e Humanas e, em outras, ao campo das Ciências da Saúde. (P.11)
Um importante marco na história desta ciência foia influência do médico alemão Wilhelm Wundt, foi o fundador do primeiro laboratório de psicologia no Instituto Experimental de Psicologia da Universidade de Leipzig (Lipsia) na Alemanha, em 1879. Sua principal obra foi denominada Princípios de Psicologia Fisiológica, publicada em 1873 (P.11)
Psicologia é, pois, o estudo do comportamento humano e dos processos mentais, Diferentemente dapsicologia do senso comum, que está ancorada em idéias pessoais, crenças, culturas e opiniões próprias, a psicologia com bases científicas foi construída historicamente e exige um rigor teórico-metodológico que embase a pesquisa, a produção e a utilização de conhecimentos na prática profissional. ( P.12)
Por meio do estudo do comportamento, pode-se influenciar um determinado indivíduo a se libertar detraumas e sequelas que o impedem de ter uma vida saudável. (P.12)
As previsões em psicologia procuram expressar, com base nas explicações disponíveis, a probabilidade com que um determinado tipo de comportamento ocorrerá ou não. (P.12)
É indiscutível a contribuição da psicologia na prática educacional e nos processos de aprendizagem, no setor de gestão de recursos humanos, no tratamento aenfermidades como traumas, transtornos, depressões, uso de drogas, dentre outros. (P.13)
Portanto, controlar o comportamento significa a capacidade de influenciá-lo, com base no conhecimento científico. (P.13)
O estruturalismo busca apreender as inter-relações (estruturas) por meio das quais o significado é produzido, numa dada cultura. Um exemplo de objetos de estudos desta corrente são os rituaisreligiosos, rituais de preparação e de servir alimentos, estudos de rituais como danças e etc. (P.14)
Uma outra corrente relevante associada à psicologia é o behaviorismo. A palavra vem do inglês behavior, que significa comportamento, conduta. (P.14)
Para Skinner, o comportamento de uma pessoa é condicionado por sua história de vida e por sua carga genética. (P. 15)
O referido pensador acreditavaque a personalidade é constituída por um conjunto de comportamentos acumulados ao longo da história do indivíduo e condicionado pela influência de outras pessoas com as quais conviveu. (P. 15)
Portanto, o behaviorismo defende a ideia de que o comportamento é causa, reflexo dos meios externos em que o indivíduo se encontre. (P. 15)
A palavra Gestalt tem origem alemã. Corresponde a uma corrente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Social e Serviço Social
  • Serviço Social e Psicologia Social
  • PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
  • Psicologia social e serviço social
  • PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
  • Psicologia social e serviço social
  • Psicologia Social e Serviço Social
  • psicologia social e serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!