Fichamento Pol Tica Como Voca O

1310 palavras 6 páginas
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro Socioeconômico
Departamento de Economia e Relações Internacionais – CNM
Ciência Política SPO-7002 – Professor: Pablo Almada
Matheus Gustavo Tomé Sartortt

Fichamento de “A Política Como Vocação” - WEBER

Nesta obra que é originada de uma conferência destinada a estudantes universitários, Weber faz uma análise crítica da atividade política no mundo moderno, relatando, também, o surgimento dos partidos políticos e sua evolução. Para tal análise, Weber utiliza-se de comparações com o passado histórico.
De início o autor explica, sumariamente, que política significa, basicamente, como algo amplo que abrange todos os tipos de atividades autônomas, uma liderança independente de ações. Também explica que a política é o que hoje conhecemos por Estado.
Partindo dessa ideia expõe-se que o Estados não é definido pelos seus fins, mas sim pela coação física, fundamentando-se através da dominação e da força. A relação do Estado é incrivelmente íntima com a violência, afinal, numa esfera política onde não houvesse estruturas sociais violentas nos encontraríamos num estado de anarquia, onde o Estado deixaria de existir.
A violência fica sendo o instrumento específico de dominação do Estado. Tanto é que, na nossa concepção o uso da mesma só é permitido ao Estado e a mais ninguém, a não ser que este permita. O Estado fica, portanto, detentor do monopólio de uso legítimo da violência (física, ideológica ou qualquer outra manifestação), tendo o poder de dominação e de exigir a obediência. Temos então, como definição de política, interna ou externa, os esforços determinados à participação, controle ou influenciação do poder estatal. Essa última definição deixa claro que todo e qualquer indivíduo que almeja um cargo político, almeja o poder em si.
Weber também define três meios de legitimação da dominação. Estes são expressos através de forma tradicional, carismática ou legalizada. A primeira dá-se pelos costumes e hábitos tradicionais,

Relacionados

  • filosofia
    183755 palavras | 736 páginas
  • Livro Filosofando
    183755 palavras | 736 páginas
  • a Filosofia
    183755 palavras | 736 páginas