Fichamento Planeta Favela Epilogo Descendo A Rua Vietnan

845 palavras 4 páginas
Disciplina:
Professor:
Mestrando:
Período letivo: 2015.1
FICHAMENTO

1. Referência

DAVIS, Mike. Planeta Favela. São Paulo: · Boitempo, 2006, 272 p. (p.200-205)

2. Dados biográficos do autor

Mike Davis nasceu na cidade de Fontana, Califórnia, em 1946. Abandonou os estudos precocemente, aos dezesseis anos, por conta de uma grave doença do pai. Trabalhou como açougueiro, motorista de caminhão e militou no Partido Comunista da Califórnia meridional antes de retornar à sala de aula. Aos 28 anos, ingressou na Universidade da Califórnia de Los Angeles (Ucla) para estudar economia e história. Atualmente, mora em San Diego, é um distinguished professor no departamento de Creative Writing na Universidade da Califórnia, em Riverside, e integra o conselho editorial da New Left Review.

Autor de vários livros, entre eles Ecologia do medo, Holocaustos coloniais, O monstro bate à nossa porta (Record) e Planeta Favela (Boitempo).

3. Ementa

No epílogo Descendo a Rua Vietnã, Davis conclui seu Planeta Favela de forma cética e denunciativa. O livro termina mostrando como as favelas são o novo cenário de um novo tipo de guerra. Mostra como há uma reprodução da favelização em todos os cantos do mundo dando o exemplo da intervenção estadunidense no Iraque como a mácula do controle e expulsão dos indesejados. Embora Davis esteja se referindo ao extermínio das populações pobres por tropas norte-americanas e aliadas nas cidades islâmicas, “descendo a rua Vietnã”, traz um novo ponto de vista sobre um fenômeno bastante presente entre nós, que é a onipresença de violência associada real ou imaginariamente às favelas. A priori, o que pode ser notado com esse texto de Davis é a manutenção do discurso contundente envolto por uma crítica mordaz à condição exploratória do ser humano como ocorrera em Holocaustos Coloniais, Planeta Favela traz à tona uma temática muito presente, não somente nas megacidades, mas nas distintas configurações urbanas. Realidade negligenciada por

Relacionados