FICHAMENTO: PINSKY, J. Hebreus: os profetas sociais e o deus da cidadania. In: PINSKY, J: PINSKY, C. (org.). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003. p. 14-27.

691 palavras 3 páginas
PINSKY, J. Hebreus: os profetas sociais e o deus da cidadania. In: PINSKY, J: PINSKY, C. (org.). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003. p. 14-27.
Um dos maiores mitos da história é aquele que atribui aos hebreus, antecessores dos judeus modernos, a criação do monoteísmo.
Vários outros povos da Antiguidade acreditavam e cultuavam um só deus, antes mesmo dos hebreus.
Encontramos muitas referencias a batalhas entre grupos tribais rivais que recorriam cada um, a seu deus.
Seu grande legado foi a concepção de um deus que não se satisfazia em ajudar os exércitos, mas que exigia um comportamento ético por parte de seus seguidores. Um deus preocupado em ser o objeto da idolatria das pessoas e com o sacrifício de animais imolados em seu holocausto, mas muito comprometido com os problemas vinculados à exclusão social, à pobreza, à fome, à solidariedade.
Cronologicamente sabemos que o monoteísmo ético encontraria sua expressão não no período tribal [...]
[...] mas já no período da decadência da monarquia, após a separação que dividiu a monarquia dos reinos de Judá, e de Israel, ao norte.
A discriminação sofrida por judeus ao longo da história provocou no grupo grande coesão e forte identidade em torno de práticas e rituais. Comemoração de datas, rezas, costumes e tradições, embora adaptados e diferentes locais e épocas, têm mantido o elo que conecta as diferentes comunidades.
A ideia de “povo eleito” povoava os sonhos de uma etnia marcada pela marginalização e pelo desprezo. Uma analise de textos de autores judeus em diferentes épocas e locais apresenta uma incrível similitude.
Ser detentor de uma missão na Terra seria a justificativa, a explicação racional possível para uma existência de sofrimento.
O profeta não é uma criação dos hebreus, ele já existia entre os antigos habitantes da Palestina, os cananeus, com a função de vidente.
Um dos mais importantes profetas foi Isaias, que nasceu e profetizou na Judéia. O deus, em nome do qual fala, embora

Relacionados