Fichamento - Perspectivas Sociológicas : Peter Berger

Páginas: 5 (1060 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
Universidade de Brasília
Departamento de Sociologia
Disciplina: Introdução a Sociologia
Professor: Luis Augusto Cavalcanti de Gusmão
Discente: Gleodes Victor Duarte de Souza Matrícula: 13/0112739



Referência: BERGER, Peter. Perspectivas Sociológicas, Uma visão Humanística. ed. Petrópolis, Vozes, 2007. Cap 3 e 4.

Durante o terceiro Capítulo, entitulado : “Excurso:Alternação e Biografia”, o autor define o excurso para que seja compreendido o fenômeno da Alternação. Assim, o excurso serve para deixar mais claro a consciência sociológica para que o indivíduo entenda sua própria biografia.
Segundo o autor, Biografia representa a seqüência de eventos e acontecimentos somados. Ao compilar tudo em ordem , temos a biografia. Para isso, cria-se períodos, nointuito de selecionar acontecimentos mais importantes na vida do indivíduo. No amontoado, percebe-se a compreensão do que foi a vida para o indivíduo, a partir da noção de maturidade , e do estado de espírito.
O estado de espírito é unido ao status quo para exercer função psicológica para que o indivíduo tenha a redução de suas expectativas com o passar do tempo. E assim a mentedefine prioridades para que sejam observadas ao redor. A percepcão é mais aguçada e, diante de um número quase infinito de coisas que poderiam ser notadas, só notamos aquilo que tem relevância para os nossos objetivos imediatos, e o resto é, portanto , ignorado.
O autor também cita questões de mudanças no homem geograficamente. No caso de uma mudança de residência, é capaz, oindivíduo , de mudar a sua forma de agir e de pensar. Além de mudar a imagem que este tem de si mesmo. O que era considerado correto, passa a ser incorreto e vice versa, o que era bom, pode passar a ser ruim. Tudo isso parte do ponto de vista da mobilidade geográfica que o ser humano possui.
O termo mobilidade social (movimento de um nível da sociedade para outro), também tem consequênciasmuito semelhantes em termos interpretativos da vida de um homem , como na mobilidade geográfica. A auto-imagem da pessoa se modifica conforme ela ascende na hierarquia social.
É natural , no homem, tentar alterar ou corrigir seu destino, a partir da reformulação de uma atitude, evento, acontecimento ou ocasião passada. No entanto, esse processo todo é parcial e, na melhor das hipóteses,subconsciente. Pois as contínuas mudanças na biografia reramente se integram numa definicão clara e coerente da personalidade.
Daí surge o conceito de cosmovisão, que o autor define como sendo imagens diferenciadas tomadas a partir de certos cosmos na vida social do indivíduo. E todas as cosmovisões tem base social, pois o ser encontra-se propenso a aceitar cada vez mais seusprincípios básicos conforme mudamos de um mundo social para outro.
No capítulo 4, cujo título é: A Perpectiva Sociológica – O homem na sociedade”, exemplifica termos e conceito-chave para o indivíduo em seu ambiente social. O homem adulto é o que vive de acordo com as coordenadas a ele destinadas para que fossem seguidas. Assim, tais comandos tratam-se de mecanismos de controle social ede estratificacão social.
Tem também, as leis e os mecanismos de controle estatal , que se apoiam na lógica da submissão voluntária das leis pré-estabelecidas. A violência, como diria o autor, é o alicerce supremo de qualquer ordem política. E de acordo com ela, deve ser utilizada com parcimônia e como último recurso em caso de mera ameaça da ordem do exercício normal do controlesocial. Proposta a fim de que, se os meios de coercão falharem, a violência poderá ser legal e ser oficialmente usada para reestabelecer a ordem.
A aceitação de que o uso da violência é legítimo, parte do pressuposto de que os instrumento de controle coercitivo devem ser de uso, exclusivo do poder governante da sociedade. Assim, adotam as medidas punitivas em critérios de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento "Perspectivas Sociológicas"
  • Peter berger perspectivas sociológicas
  • Fichamento "Perspectivas Sociológicas; BERGER, Peter.
  • Fichamento peter berger. perspectivas sociológicas: uma visão humanística
  • Fichamento Capítulo 4: “A perspectiva Sociológica – O Homem na Sociedade” – Peter Berger.
  • Perspectiva sociológica de Peter L. Berger, cap2
  • RESENHA SOBRE O LIVRO “PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS” DE PETER BERGER
  • Capitulo 2 do livro Perspectivas Sociológicas (Peter Berger)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!