FICHAMENTO PEREIRA Paloma ARTIGO ROSA E SOUZA 2005

1046 palavras 5 páginas
1

FICHAMENTO
ARTIGO: POLÍTICAS PÚBLICAS E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NAS RELAÇÕES DE
TRABALHO.
AUTORES: Vanessa de Souza e Alexandre Reis Rosa

Referência bibliográfica do texto:
ROSA, Alexandre Reis; SOUZA, Vanessa A;. Políticas públicas e a construção da identidade nas relações de trabalho. “In: VVI ENCONTRO REGIONAL DA UNITRABALHO, 2004, Rio
Grande do Sul. POLÍTICAS PÚBLICAS E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NAS
RELAÇÕES DE TRABALHO. Porto Alegre. 2005. p. 196-212.

Informações sobre o autor do texto:
Vanessa A. de Souza é Doutoranda em Ciência Política na UFRGS.
<cpolvanessadesouza@hotmail.com>. Alexandre Reis Rosa é Administrador pela UFPR.
<alexandrereisrosa@hotmail.com>.
Fonte: Consulta de informações fornecidas pelos próprios autores no artigo analisado.
Resumo e citações do texto:
“Há várias nuanças a serem percorridas, a primeira é o forte discurso da empregabilidade, da formação, da informalidade e da flexibilidade como princípio limitador da construção da cidadania pelo trabalho.” (p. 199).
“O trabalho informal não consiste numa fase intermediária para melhorar o caminho para o setor formal, consiste numa questão se sobrevivência.” (p. 200).
“(...) categoria analítica difundida pela OIT de “trabalho decente”. (...) Segundo ele, o trabalho decente consiste em diferentes tipos de liberdade e desenvolvimento com base nos direitos dos trabalhadores, na segurança e na oportunidade de emprego.” (p. 201).
“É preciso estimular a capacidade e vozes de apoio para gerar recursos e incentivos. Isto envolve novas formas de ação e a existência de atores e de novas instituições.” (p. 201-202).
“desenvolveremos a aproximação entre relações de trabalho e cidadania. Para tanto, é preciso apresentar a concepção adotada de cidadania. A trajetória a ser seguida será desenvolvida com base na teoria multiculturalista.” (p. 202).
“A Nova Direita tem uma visão de cidadania nada comprometida, como exemplo, o desemprego é avaliado como fruto de reestruturação econômica.Suas reformas

Relacionados

  • Logistica Tecnologica
    75605 palavras | 303 páginas