FICHAMENTO PEDRO DEMO

Páginas: 5 (1058 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2014
DEMO, Pedro. Educação e Qualidade. 6ºedição. Campinas, São Paulo: Papirus. 1994.2001.
Joana Karla Leite Batista Neri¹
RESUMO
Dr.Pedro Demo, catarinense, filho de pais agricultores estudou no Seminário dos Franciscanos, fez depois filosofia e parte de teologia. Obteve PHD em sociologia pela Universidade de Saorbrucker (Alemanha). Atualmente é professor da UNB no departamento de sociologia.Fez Pós-doutorado na UCLA em 1999-2000. Publicou até o momento mais de sessenta livros nas áreas de politica social e metodologia. Desde fins de 1980 dedica-se ao desafio permanente de professores. O autor enfatiza que qualidade está definitivamente ligada á educação e ao conhecimento, já a qualidade é típica competência humana, construção histórica, seja na face formal, seja na politica. Demorelata que o desafio é evidente, passar da mera aprendizagem para o aprender a aprender; fazer da escola e da universidade lugares privilegiados da educação e do conhecimento, não da cópia da cópia, unir saber e mudar. A razão principal está no reconhecimento de que a dignidade da sociedade depende, em primeiro lugar, da base educativa e da respectiva cidadania. A educação não se reduz a conhecimento.Esta é sua estratégia principal, mas não passa de instrumentação.
1 DISCUTINDO O CONCEITO
1.1Citação
“[...] Não há como chegar á qualidade sem educação, bem como não será educação aquela que não se destinar a formar o sujeito histórico crítico e criativo [...]”.(p 16)
1.2 Parecer
Como podemos ter qualidade ser não houver entendimento do individuo em relação com o meio, ou seja, partir daevolução de seu conhecimento o individuo tornara-se capaz de construir sua opinião ou decisão a respeito de quaisquer problemas social ou pessoal .
2 PROPEDÊUTICA DA QUALIDADE
2.1 Citação
“[...] Não existe cabeça vazia, digamos analfabetos, porque todos temos contexto cultural e histórico, e relações já estabelecidas em termos de saber [...]”(p 45)
Paripiranga
Maio/2014
2.1 Parecer
É fato quetoda criança chega na educação infantil com uma bagagem de conhecimento adquirido em família e que será trabalhado e desenvolvido através de práticas pedagógicas elaboradas pelo professor nesse processo de desenvolvimento da criança, adolescência e fase adulta, já uma vez que existe o EJA(Educação de Jones e adultos).
3 PRÁTICA DA QUALIDADE
3.1 Citação
“[...] Um professor que não consegueconstruir o projeto pedagógico próprio e mantê-lo atualizado pela via da inovação do conhecimento nunca foi nem será. Não tem condições de estimular a emancipação do aluno, precisamente porque não a realiza em si mesmo [...]”(p57).
3.2 Parecer
O professor que não se põe em condição atualizada de práticas, se tornando independente do método tradicional de ensino ,ele não promove essa maioridade emseu aluno ,pois o mesmo e conduzido por ele ,assim, seu conhecimento não tem avanços ou se tem será lento retrógado.
4 FAZER QUALIDADE
4.1 Citação
“[...] Quando se fala que educação de qualidade é o investimento, mais decisivo no futuro do país essa expressão vale ainda mais uma para educação infantil tendo em vista mais os efeitos multiplicativos [...]” (p70).
4.2 Parecer
A realidade erapara ser essa educação de qualidade, investimentos, formação continua de professores, mas o que vemos muito e uma educação falida com professores desmotivados, educando por educar, sem amor e incentivo. Como podemos pensar em um futuro onde as crianças não tem uma educação base adequadas? Qual é a expectativa para esse futuro, se dependermos dessa educação falida?
5 QUALIFICAÇÃO DO PROCESSOFORMATIVO;EDUCAÇÂO BÁSICA
5.1 Citação
“[...] o aluno precisa abandonar, definitivamente; a condição de objeto de aprendizagem [...]” (p 87).
5.2 Parecer
O professor tem que estar à frente desse processo construtivista desse aluno, ele será como um guia nesse processo de formação do conhecimento e o aluno deixaram de ser um objeto desse processo passando a buscar ferramentas que ampliem esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento Pedro Demo
  • FICHAMENTO PEDRO DEMO PESQUISA QUALITATIVA
  • FICHAMENTO
  • Resenha e fichamento- pedro demo- sociologia uma introdução a critica
  • FICHAMENTO DO TEXTO: A Construção Científica de Pedro Demo
  • Fichamento da obra saber pensar de pedro demo
  • Fichamento
  • Pedro Demo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!