Fichamento Palestra - vice-presidente da Abraji, Chico Otavio

4771 palavras 20 páginas
O vice-presidente da Abraji, Chico Otavio, falou a cerca de 40 jornalistas e estudantes mineiros em Belo Horizonte, representando a Abraji num seminário de jornalismo investigativo promovido pelo Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, no dia 26 de junho. Em oito horas de seminário, ele abordou três temas: o conceito de reportagem investigativa, ética e a indústria do dano moral e o direito de acesso às informações públicas. O evento seguiu no domingo, 27, com palestra do jornalista mineiro José Cleves da Silva.

Chico Otavio comentou como foram apuradas algumas de suas reportagens, como “O Império da Boa Vontade”, sobre irregularidades no uso de doações recebidas pela ONG religiosa Legião da Boa Vontade. A reportagem venceu o prêmio Esso em 2001 e foi escrita em parceria com Rubens Valente. Otavio convidou o sociólogo Cláudio Beato, coordenador geral do Centro de Estudo de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG, para fazer um debate sobre como são apuradas as estatísticas de criminalidade em Belo Horizonte.

Leia a seguir alguns trechos da palestra:

Há pelo menos 50 anos, quando o repórteres Mário de Morais e Ubiratan de Lemos ganharam o primeiro Prêmio Esso ao acompanhar as famílias que migravam para o Sudeste nos paus-de-arara, em "O Cruzeiro", as grandes reportagens estão presentes na mídia brasileira. Mas o gênero reportagem investigativa só se tornou popular no Brasil com a cobertura do escândalo envolvendo o presidente Collor, em 1992. Aprendemos que todo o jornalismo tem de ser investigativo, ou seja, bem-apurado e crítico. Há quem diga que até mesmo a tarefa de apurar um tijolinho (pequena nota sobre a programação de filmes de uma sala de cinema, por exemplo) é jornalismo investigativo. Porém, há diferenças. Esta expressão, já consagrada em vários países, é mais usada para distinguir as reportagens de mais fôlego, que exigem maiores investimentos na apuração, do noticiário rotineiro.

A chamada reportagem investigativa faz diferença

Relacionados