Fichamento: • Os Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social Brasileiro na Contemporaneidade; • O Significado Sócio- Histórico da Profissão.

Páginas: 12 (2899 palavras) Publicado: 22 de julho de 2014






Fichamento:
Os Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social Brasileiro na Contemporaneidade;
O Significado Sócio- Histórico da Profissão.




























Os Fundamentos Históricos e Teórico- Metodológicos do Serviço Social Brasileiro na Contemporaneidade.

Apresentação
-“... O mundo social é um mundo de relações”(p.1).
-“A análise dos principais fundamentos que configuram o processo através do qual a profissão busca explicar e intervir sobre a realidade, definindo sua direção social...” (p.1).

O processo de constituição das principais matrizes do conhecimento e da ação do Serviço Social brasileiro.

-“A questão inicial que se coloca é explicar como se constituem e se desenvolvem no Serviço Socialbrasileiro as tendências de análise e as interpretações acerca de sua própria intervenção e sobre a realidade social na qual se move...” (p.2).
-“O ponto de partida consiste, pois, da análise ainda que sumária, do processo de incorporação pela profissão: de ideias e conteúdos doutrinados do pensamento social da Igreja Católica, em seu processo de institucionalização o Brasil; das principais matrizesteórico metodológicas acerca do conhecimento do social na sociedade burguesa ...” (p.2-3).
-“... este processo é buscar compreender diferentes posicionamentos, lógicas e estratégias que permearam o pensamento e a ação profissional de serviço social em sua trajetória e que persistem até os dias atuais com novas articulações, expressões e redefinições” (p.3).
-“Os referenciais orientadores dopensamento e da ação do emergente Serviço Social tem sua fonte na Doutrina Social da Igreja, no ideário franco-belga de ação social e no pensamento de São Tomás de Aquino (séc. XII): o tomismo e o neotomismo (retomada em fins do século XIX do pensamento tomista por Jacques Maritiain na França e pelo Cardeal Mercier na Bélgica tendo em vista “aplica-lo” às necessidades de nosso tempo)” (p.3).
-“...narelação com a Igreja Católica que o Serviço Social brasileiro vai fundamentar a formulação de seus primeiros objetivos político/sociais orientando-se por posicionamentos de cunho humanista conservador contrários aos ideários liberal e marxista na busca de recuperação da hegemonia do pensamento social da Igreja face à “questão social” (p.4).
-“...O conservadorismo católico que caracterizou os anosiniciais do Serviço Social brasileiro começa, especialmente a partir dos anos 40, a ser tecnificado ao entrar em contato com o Serviço Social norteamericano e suas propostas de trabalho permeados pelo caráter conservador da teoria social positivista” (p.4).
-“Efetivamente, a reorientação da profissão, para atender às novas configurações do desenvolvimento capitalista, exige a qualificação esistematização de seu espaço socio-ocupacional tendo em vista atender às requisições de um Estado que começa a implementar políticas no campo social.” (p.5).
-“...nem o doutrinarismo, nem o conservadorismo constituem teorias sociais. A doutrina caracteriza-se por ser uma visão de mundo abrangente fundada na fé em dogmas. Constitui-se de um conjunto de princípios e crenças que servem como suporte a umsistema religioso, filosófico, político, entre outros. O conservadorismo como forma de pensamento e experiência prática é resultado de um contramovimento aos avanços da modernidade, e nesse sentido, suas reações são restauradoras e preservadoras, particularmente da ordem capitalista...” (p.5).
-“No caso do Serviço Social, um primeiro suporte teórico-metodológico necessário à qualificação técnica desua prática e à sua modernização vai ser buscado na matriz positivista e em sua apreensão manipuladora, instrumental e imediata do ser social...” (p.6).
-“... O método positivista trabalha com as relações aparentes dos fatos, evolui dentro do já contido e busca a regularidade, as abstrações e as relações invariáveis” (p.6).
-“... na sociedade latino-americana impõe aos assistentes sociais a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • Os fundamentos históricos e teórico metodológico do serviço social brasileiro na contemporaneidade
  • Os fundamentos historicos, teoricos metodologicos do serviço social brasileiro na contemporaneidade
  • RESUMO DO TEXTO OS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEORICO METADOLOGICO DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO NA CONTEMPORANEIDADE
  • Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social i
  • FUNDAMENTOS HISTORICOS E TEORICO-METODOLOGICO DO SERVIÇO SOCIAL I
  • Fundamentos Históricos e Teóricos
  • Fundamentos histórico teórico metodológicos do serviço social i

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!