Fichamento Origens Culturais Da Arquitetura Amos Rapoport

948 palavras 4 páginas
ARQ018 – Introdução à Arquitetura e Urbanismo
Professora: Juliana Cardoso Nery
Bianca Almeida Rios

RAPOPORT, Amos. Origens culturais da arquitetura. ln SNYDER, James C.; CATANESE, Anthony (Coords.). Introdução à arquitetura. Rio de Janeiro: Campus, 1984. p 26 - 41.

Amos Rapoport, nascido em 1929, em Varsóvia, Polônia, aposentado desde 2001, é atualmente professor emérito da Escola de Arquitetura e Planejamento Urbano da Universidade de Wisconsin-Milwaukee. Pioneiro e com amplos estudos na área da cultura humana e seu desenvolvimento é também autor de diversos artigos e livros e colaborador e editor em alguns outros.
O autor se baseia na observação de como grupos humanos vivendo sob condições geográficas semelhantes desenvolveram edifícios e formas de construção diferenciadas. Atenta principalmente às habitações, as quais à primeira vista teriam somente a função de abrigo, mas em que estão embutidos uma série de significados religiosos e sociais os quais se sobrepõem ao objetivo inicial do edifício. Demonstra que é da natureza do ser humano se apropriar e diferenciar o local que habita, atribuindo a ele sentidos necessários ao funcionamento da sua sociedade. Para tanto, o escritor utiliza-se principalmente de exemplos extraídos de pesquisas arqueológicas e antropológicas, salientando a importância do estudo arquitetônico como forma de compreensão de um povo.
Inicia sua argumentação chamando a atenção para a forma como instintivamente espécies de animais criam ambientes para suas atividades. Através de intervenções pouco perceptíveis aos nossos sentidos, eles organizam seus hábitos baseados na divisão do espaço, e sendo o homem um animal, esse comportamento também nele se manifesta. Mas, devido à capacidade cognitiva por ele desenvolvida, o senso de ordenamento é muito maior e as suas atividades, mais complexas, carregando assim cada ambiente criado não somente com uma significação, mas várias, atreladas ao seu modo de vida e a relação com os demais membros da

Relacionados

  • amos rapoport
    2369 palavras | 10 páginas