Fichamento "Once Upon A Time. Um Inglês..."

3077 palavras 13 páginas
Once upon a time: Um inglês...

por John Godinh

Fichamento apresentado na disciplina
“Língua Inglesa: Civilização dos Povos de Língua Inglesa” ministrada pela professora
Solange de Almeida Gross

Uberlândia – MG
2014
Prefácio

O texto apresenta a história da língua inglesa, de uma maneira nada convencional.
Alguns dizem que o “inglês é o resultado da invasão das Ilhas Britânicas por tribos de anglos, saxões, jutos, frisões e viquingues, todos sofrendo de sérios problemas com bebidas” (p. 9) Isso porque, segundo essas pessoas, a língua inglesa foi resultado de um “carnaval lingüístico”.
“A forte influência do latim faz do inglês quase um primo do português e das outras línguas românicas” (p. 10). Isso faz com que haja semelhanças entre os idiomas citados. Segundo o autor, existem “várias ‘línguas inglesas’, cada uma com suas características próprias” (p. 10), mas todas com a mesma regra na escrita. “Há o inglês britânico, o americano, o australiano, o irlandês, o escocês, o indiano, etc. [...] O inglês é o idioma que todo o mundo, pelos mais variados motivos, quer ou precisa aprender”. (p. 10)
Para o autor, o inglês “é tratado como uma mistura de historia social, literatura e linguística, nos obrigando a fazer várias viagens no tempo e no espaço, permitindo acrescentar um pouco do drama e do colorido que o idioma merece.” (p. 11)

Capítulo 1 - O Inglês na Boca do Mundo

“Quando o imperador Júlio César pisou as Ilhas Britânicas, há mais de dois mil anos, a língua inglesa não existia. Quinhentos anos depois havia uma mistura de línguas chamada englisc [...] Era o embrião da língua inglesa” (p. 13).
O autor utiliza-se como exemplo da palavra “fly” para demonstrar que um só termo pode ter distintos sentidos na língua inglesa, como voar, mosca ou braguilha.
“Difícil ou não, o fato é que o mundo continua a se apropriar de palavras e frases em inglês. No Brasil, um sem número delas já fazem parte do

Relacionados

  • Parametros curriculares nacionais
    2450 palavras | 10 páginas
  • 10022014184351
    35300 palavras | 142 páginas
  • Anais Encontro Cientficio 2014
    171724 palavras | 687 páginas