FICHAMENTO: OBER, Josiah. Modelos e Paradigmas em História Antiga. Revista Espaço Plural, Marechal Cândido Rondon, v 13, n 17, p 249 – 254. 2012.

1052 palavras 5 páginas
Nome: Matheus Augusto Schlachta
Turma: 1º Ano
Período: Noturno

FICHAMENTO: OBER, Josiah. Modelos e Paradigmas em História Antiga. Revista Espaço Plural, Marechal Cândido Rondon, v 13, n 17, p 249 – 254. 2012.

Ideias, temas e conteúdos trabalhados (em tópicos).
- A saída do senso comum
- Uso e importações de ideologia
- Compreensão das ideologias do passado
- A evolução de modelos históricos
- Críticas a novos modelos
- A formação da crítica
- Modelos históricos exclusivos e universais
- Julgamento histórico de “não historiadores”
- Como o aprendizado do passado ajuda a sociedade atual
- A origem em compreensão do que é um paradigma
- Paradigmas da História Antiga
- A crítica “profissional” sobre a História Antiga

Trechos julgados importantes.

Pg 249 - “Refletir sobre a história, bem como em relação a outros processos cognitivos, requer que se mova do mais simples para o mais complexo, daquilo que é mais bem conhecido para aquilo que é menos (...) Aqueles historiadores, que desejam assinalar as premissas dos modelos que empregam, expõem à avaliação dos críticos as bases teóricas de seus estudos. Isto, a meu ver, configura um ponto positivo.”
Pg 250 – “Logo, no que concerne à minha proposta, a utilização de modelos configura uma parte inevitável do processo historiográfico e, inevitavelmente, os modelos envolvem a importação de ideologia. Ademais, a escolha dos modelos e da estrutura é influenciada pela ideologia.”
Pg 250 – “A tomada de consciência em relação à influência da ideologia auxiliará os historiadores a compreender as principais restrições inertes a qualquer modelo (...) Faz parte do trabalho dos críticos o apontamento de fatores ideológicos para os quais o próprio autor não se mostrou atento”.
Pg 250 – “Alguns modelos proclamam uma exclusiva e universal validade: o materialismo marxista tradicional,

Relacionados