Fichamento_O que é cidadania_Maria de Lourdes Manzine Covre

1244 palavras 5 páginas
MANZINE-COVRE, Maria de Lourdes. O que é cidadania. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

Ser cidadão significa ter direitos e deveres. E todos os cidadãos devem conhecer a Constituição de seu país e saber usá-la a seu favor para conquistar propostas igualitárias para todos.

“Só existe cidadania se houver a prática da reivindicação, da apropriação de espaços, da pugna para fazer valer os direitos do cidadão.”

Cidadania: Direitos civis, sociais e políticos. Para que estes direitos sejam atendidos, eles devem existir interligados; Direitos civis: dizem respeito ao direito de se dispor do próprio corpo, direito de ir e vir, direito à segurança; Direitos sociais: direitos à saúde, educação, habitação, entre outras; Direitos políticos: ter livre expressão de pensamento, e prática política, religiosa, etc.

“Os direitos de uns precisam condizer com os direitos dos outros, permitindo a todos o direito à vida no sentido pleno – traço básico da cidadania.”

A luta pela cidadania não se restringe apenas às leis, mesmo que estas sejam essenciais, para fazer valer nossos direitos; a lei pode ser um instrumento de todos os cidadãos, é preciso saber utilizar-se dela da melhor forma possível.

“Só as leis não constroem a cidadania.”

“Uma constituição está assentada em três poderes: executivo, legislativo e judiciário.”

Constituição: documento que limita o poder dos governantes e condensa a ideia dos direitos e da cidadania, único instrumento não-violento para a segurança que não podem ser tratados arbitrariamente.

“O Poder Executivo refere-se ao exercício do presidente na execução dos projetos políticos e leis, decorrentes de debates e formulações de deputados e senadores no âmbito do Poder Legislativo, ratificados e fiscalizados, enquanto leis, pelo Poder Judiciário.”

Fala-se ainda de um possível quarto poder atuante nos dias de hoje: a imprensa, os meios de comunicação em geral. São capazes de formar a opinião pública hoje em dia.

Para que

Relacionados