Fichamento Nudez Tabalhos Prontos

695 palavras 3 páginas
31/03/2015

A IMPORTÂNCIA DO CORPO PARA AS CIVILIZAÇÕES ­ Casos ­ Kempsce

A IMPORTÂNCIA DO CORPO PARA AS
CIVILIZAÇÕES
By Kempsce | Studymode.com

UDEZ – O CORPO DO CIDADÃO NA ATENAS DE PÉRICLES
N
Para os gregos, a nudez era entendida como sinônimo de civilidade, em contraposição aos bárbaros que usavam roupas rústicas. Entre os antigos gregos o corpo desnudado mostrava quem era civilizado.
No mundo masculino grego a nudez era um hábito, um modo de relacionar­se socialmente. As festas, o esporte, os banhos, são para o homem grego componentes do seu cotidiano. Andar nu, significava a expressão de uma cultura diferenciada, civilizada. Tal liberdade não era dada as mulheres, elas não se mostravam nuas na cidade, não por uma determinação moral ou religiosa, mas em virtude de uma concepção fisiológica que justificava dieitos desiguais e espaços diferentes.
As mulheres eram tidas como versões mais frias dos homens. Fetos bem aquecidos no útero geravam os machos. Fetos carntes de calor geravam fêmeas. Já os fetos masculinos precariamente aquecidos, geravam homens afeminados e fetos femininos excessivamente aquecidos, geravam mulheres masculinizadas. O calor para gregos, determinava a capacidade de ver, ouvir, agir, reagir e de falar. Quanto mais calor o corpo recebe, mais rápido ao estímulo. Aquele corpo que recebe menos calor, mais lento aos estímulos.
Um corpo musculoso nunca estava totalmente nu. Mas para que o corpo e a alma se mantivessem aquecidos, duas práticas eramfundamentais: a primeira era exercitar o corpo nos ginásios e a segunda, aquecer a alma e a fala através da filosofia e da oratória. Em relação ao sexo, só o macho mais velho que conquistava o mais jovem. O código sexual proibia qualquer penetração, apenas massagens no pênis com as coxas.
CORPOS EM MOVIMENTO – A REVOLUÇÃO DE HARVEY
Por mais de dois mil anos o calor do corpo servia apenas para explicar as diferenças entre homens e mulheres, humanos e animais e que corpo quente era masculino e
corpo

Relacionados