Fichamento Nilton Hernandes

8441 palavras 34 páginas
HERNANDES, Nilton. A mídia e seus truques. O que jornal, revista, TV, rádio e internet fazem para captar e manter a atenção do público. São Paulo: Contexto, 2006.

QUESTÕES GERAIS

Verdade, objetividade, realidade... Revendo conceitos

Comunicar, em todas as suas formas, [...] como afirma José Luiz Fiorin (2004: 14), é principalmente a ação do homem sobre outros homens, criadora de relações intersubjetivas que geram e mantêm crenças que se revertem ou não em determinados atos. (p. 17)

Para a manipulação dos jornais funcionar, é necessário, entre outros aspectos, que o público partilhe do mesmo sistema de valores do jornal. Na comunicação, os participantes se constroem e constroem, juntos, o objeto jornal. (p. 18)

AS PRINCIPAIS CLÁUSULAS DO CONTRATO JORNAL-PÚBLICO

“Dizer a verdade”, “separar fatos de opiniões e interpretações”, “ser objetivo e imparcial nos relatos”, “mostrar a realidade” são cláusulas centrais no contrato do jornal com seu público. (p. 18)

A VERDADE COMO UM EFEITO DO DISCURSO

O senso comum vê a realidade como definitiva, pensa a existência de um mundo único e de uma verdade inquestionável. (p. 19)

Ou seja, o que ela vê, sente e interpreta é o que todo mundo também vê, sente e interpreta. [...] O que se vê com o nome de “análise dos jornais e do jornalismo”, até mesmo entre teóricos famosos, não passa de um confronto de visões de mundo: a do analista (que se acha detentor da “verdade”) e a do jornal. (p. 19)

Os jornais, portanto, são instrumentos complexos de poder. A crítica tem de ser construída em outro nível, lançando-se mão de instrumentos de análise que se tentem dar conta das dimensões sensíveis, racionais e passionais mobilizadas pelos jornais no seu processo de persuasão. (p. 19-20)

Na nossa proposta de análise, a atividade humana é pensada em termos de jogos de persuasão para que certos significados sejam aceitos e outros rejeitados. (p. 20)

O rótulo de verdade ou de mentira colocado nos

Relacionados

  • Fichamento capítulo 4
    520 palavras | 3 páginas
  • Boletim Bibliogra fico Junho de 2014
    7523 palavras | 31 páginas
  • docume
    57361 palavras | 230 páginas