Fichamento nilson gabas

1438 palavras 6 páginas
Fichamento
GABAS JR, Nilson. Linguística Histórica. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (orgs). Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. 4.ed. São Paulo: Cortez,2004

Introdução

De acordo com Nilson Gabas a Linguística Histórica estuda os processos de mudanças das línguas no tempo, ou seja, é a através deste estudo que se pode afirma como e quando aconteceu o processo de mudanças das línguas.( p.77)

2. O inicio da linguística histórica

Nilson Gabas descreve que as semelhanças aparentes entre línguas distintas sempre chamaram atenção de estudiosos e curiosos em todo o mundo. Segundo Gabas foi Sir Willian Jones quem propôs que o latim, o grego e o sânscritos eram aparentadas entre si e que essas três línguas eram derivadas de uma outra língua ( proto-indo-europeu) era o inicio de estudos sistemáticos em Linguística Histórica e Comparativa. (p.78)
Segundo Nilson Gabas alem de Sir Willian Jones outros estudiosos como o dinamarquês Rasmus Rask e Karl Verner e o alemão Jacob Grimm fizeram grandes contribuições para o estudo de mudanças da língua e as reações entre elas.
De acordo com Nilson Gabas o estudioso Rask foi quem descobriu e um pouco mais tarde Grimm aperfeiçoou analiticamente as mudanças da língua com relação á língua-mãe( PIE). As tais mudanças são demonstrada como mudanças de sons em que as consoantes oclusivas surdas do PIE mudaram em fricativas surdas correspondentes nas línguas germânicas , já as consonantes oclusivas sonoras do PIE mudaram em oclusivas surdas correspondentes nas línguas germânicas e as consoantes aspiradas sonoras do PIE mudaram em oclusivas não-aspiradas sonoras correspondentes nas línguas germânicas. Todas estas descobertas, mas tarde ficaram conhecidas como ‘‘Lei de Grimm” e sua metodologia serviu de base para outros pesquisadores estabelecerem e comprovarem mudanças de som em outras línguas do mundo.( p.78)
As mudanças de som propostas por Grimm tornou-se um problema quando comparadas ao grego ou ao

Relacionados