Fichamento - MORIN, Edgar - A Cabeça Bem Feita

4738 palavras 19 páginas
FELDSMANN, L.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 14 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. 128p.
RESUMO
Os grandes problemas atuais são complexos, pois não podem ser compreendidos apenas de forma biológica, política ou econômica, e são também, cada vez mais globais. Por outro lado, o conhecimento é cada vez mais compartimentado e fragmentado. Ao passo que os problemas se tornam multidisciplinares, tentamos resolve-los com mentes hiperespecializadas. Edgar Morin defende que apenas um pensamento que de conta das complexidades e das incertezas será capaz de enfrentar o futuro. Por isso faz-se necessário uma reforma do pensamento, e para tal é indispensável uma reforma da educação, que enfatize não a informação, mas a capacidade de contextualizá-la, que reúna o conhecimento que hoje está fragmentado. Esta obra sintetiza princípios e estratégias para uma reforma da educação, do pensamento, e do paradigma, e suas conseqüências existências, éticas e cívicas. É necessário repensar o progresso, a ciência, a técnica e a razão; enfrentar os desafios da complexidade ou permanecer na barbárie.
Palavras-Chave: Epistemologia, Filosofia da Educação, Condição Humana
RESUMO DO TEXTO por capÍtulos
Prefácio – ensino, educação e ensino educativo
Ensino – “arte ou ação de transmitir os conhecimentos a um aluno, de modo que ele os compreenda e assimile, tem um sentido mais restrito, porque apenas cognitivo” (p.11).
Educação – “utilização de meios que permitem assegurar a formação e o desenvolvimento de um ser-humano; esses próprios meios”. (ROBERT apud MORIN, 2007, p.10).
Ensino Educativo – “[...] transmitir não o mero saber, mas uma cultura que permita compreender nossa condição e nos ajude a viver, e que favoreça, ao mesmo tempo, um modo de pensar aberto e livre” (p.11).
O que Morin almeja em seu livro é um ensino

Relacionados