Fichamento - MORIN, Edgar - A Cabeça Bem Feita

Páginas: 19 (4738 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2013
FELDSMANN, L.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 14 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. 128p.
RESUMO
Os grandes problemas atuais são complexos, pois não podem ser compreendidos apenas de forma biológica, política ou econômica, e sãotambém, cada vez mais globais. Por outro lado, o conhecimento é cada vez mais compartimentado e fragmentado. Ao passo que os problemas se tornam multidisciplinares, tentamos resolve-los com mentes hiperespecializadas. Edgar Morin defende que apenas um pensamento que de conta das complexidades e das incertezas será capaz de enfrentar o futuro. Por isso faz-se necessário uma reforma do pensamento, epara tal é indispensável uma reforma da educação, que enfatize não a informação, mas a capacidade de contextualizá-la, que reúna o conhecimento que hoje está fragmentado. Esta obra sintetiza princípios e estratégias para uma reforma da educação, do pensamento, e do paradigma, e suas conseqüências existências, éticas e cívicas. É necessário repensar o progresso, a ciência, a técnica e a razão;enfrentar os desafios da complexidade ou permanecer na barbárie.
Palavras-Chave: Epistemologia, Filosofia da Educação, Condição Humana
RESUMO DO TEXTO por capÍtulos
Prefácio – ensino, educação e ensino educativo
Ensino – “arte ou ação de transmitir os conhecimentos a um aluno, de modo que ele os compreenda e assimile, tem um sentido mais restrito, porque apenas cognitivo” (p.11).
Educação –“utilização de meios que permitem assegurar a formação e o desenvolvimento de um ser-humano; esses próprios meios”. (ROBERT apud MORIN, 2007, p.10).
Ensino Educativo – “[...] transmitir não o mero saber, mas uma cultura que permita compreender nossa condição e nos ajude a viver, e que favoreça, ao mesmo tempo, um modo de pensar aberto e livre” (p.11).
O que Morin almeja em seu livro é um ensinoeducativo.
“O saber não nos torna melhores nem mais felizes” (Kleist)
“Mas a educação pode ajudar a nos tornarmos melhores, se não mais felizes, e nos ensinar a assumir a parte prosaica e viver a parte poética das nossas vidas” (Morin)
a) OS DESAFIOS
Incapacidade do paradigma reducionista de resolver os problemas contemporâneos - o pensamento contemporâneo, norteado pelo paradigma reducionista,mecanicista e de causalidade linear resulta na constituição de saberes separados, fragmentados e compartimentados, a hiperespecialização. Tal approach encontra-se em um beco sem saída, dado que as realidades e os problemas essenciais são cada vez mais polidisciplinares, transversais, multidimensionais, transnacionais, globais e planetários; ininteligíveis para um pensamento reducionista.
A inibiçãoda inteligência geral no atual modelo educacional -Aplicado ao sistema de educação, o paradigma reducionista leva esse a isolar objetos, separar disciplinas e dissociar problemas. Isso leva a perda da qualidade fundamental da mente humana de contextualizar o conhecimento, forma de inteligência geral que age como um general problem solving, essencial para lidar com as realidades complexas.
Aexpansão descontrolada da informação - Além do desafio do global e do complexto, existe também o desafio da expansão descontrolada da informação, que impede a efetiva integração do conhecimento em totalidades.
Informação-Conhecimento-Pensamento - o excesso de informação impede o conhecimento, sendo que este só se constitui a partir da organização, relação e inserção contextual da informação, dispersa ainformação escapa ao controle humano. A fragmentação dos conhecimentos limitam seu uso a técnica, para que estes sejam capazes de compreender totalidades – a condição humana, o mundo, o universo – faz-se necessário que sejam integrados a condução de nossas vidas, organizados pelo pensamento.
O problema essencial relativo todos os desafios é o da organização do saber.
a.1 O desafio cultural...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Edgar Morin cabeça bem feita
  • Edgar morin, a cabeça bem feita e bioética
  • Resumo A cabeça bem feita, de Edgar Morin
  • RESENHA: A CABEÇA BEM-FEITA- Edgar Morin
  • Resumo de a cabeça bem feita – edgar morin
  • Humanismo Edgar Morin A cabeça bem feita
  • Resumo do Livro de Edgar Morin " A Cabeça Bem Feita "
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!