Fichamento met cient

1485 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS-PMMA

PAULO EDUARDO PEREIRA
RODRIGO COSTA FERREIRA

FICHAMENTO

São Luís
2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS-PMMA

PAULO EDUARDO PEREIRA
RODRIGO COSTA FERREIRA

Trabalho tipo fichamento para a disciplina Metodologia do Trabalho Científico ministrada pela professora Érica Costa, com objetivo de obter pontos para a primeira nota.

São Luís
2015
O CONHECIMENTO: SIGNIFICADO, PROCESSO E APROPRIAÇÃO

No cotidiano o conhecimento parece ser uma coisa tão corriqueira que não nos perguntamos pelo o que ele é [...]. Nós, por isso, nos acostumamos a esses entendimentos, a partir do momento em fomos adquirindo-os espontaneamente. Com eles e a partir deles, conversamos, discutimos, temos certezas e dúvidas, formulamos juízos. [...] habituamo-nos a utilizar o entendimento, por isso não o problematizamos.
[...] se a filosofia é uma forma de conhecimento, como veremos a frente, cabe, em primeiro lugar, saber consciente e criticamente o que ele é. É este o objetivo deste texto. […]

1. Uma aproximação conceitual do conhecimento

A pergunta para qual vamos tentar dar uma resposta é: o que é o conhecimento?[...] para encontrarmos uma resposta para a pergunta que colocamos, temos de dar atenção ao segundo aspecto e não ao primeiro, ou seja, o que é e não onde adquirimos conhecimento.
Assim sendo, a questão formulada está a merecer uma resposta. Há que se buscar uma resposta que esclareça o sentido essencial do conhecimento.
Por vezes, ouvimos dizer que o conhecimento é a elucidação da realidade [...]
Em primeiro lugar devemos nos ater ao sentido etimológico da palavra elucidação, que é significativa para a compreensão da afirmativa feita.
[...]. Ela é composta pelo prefixo reforçativo “e” e pelo verbo “lucere”, que quer dizer trazer à luz [...] significa trazer à luz fortemente,

Relacionados

  • ABNT
    26248 palavras | 105 páginas
  • textos academicos
    13252 palavras | 54 páginas
  • Ginástica
    28048 palavras | 113 páginas
  • Cultura e política em cuba sob o prisma da revista “encuentro de la cultura cubana
    70607 palavras | 283 páginas