Fichamento Matrizes do Pensamento Psicológico de Luíz Claúdio Mendonça Figueiredo

Páginas: 3 (523 palavras) Publicado: 23 de fevereiro de 2015
FIGUEIREDO, Luís Cláudio Mendonça. A constituição do Espaço Psicológico. Matrizes do Pensamento Psicológico. 16.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010. p.11-23




“ [...] a partir do século XVIIpode-se observar claramente uma redefinição das relações sujeito/objeto, [...] A razão contemplativa [...] cede lugar, progressivamente, à razão e à ação instrumental.” (p.11)

“ [...] a finalidadeutilitária emerge como justificativa e legitimação da ciência, ao lado da tradicional busca da verdade objetiva. [...] é na obra do filósofo Francis Bacon [...] que este novo modo de existênciaprático-teórico aparece de forma suficientemente sistematizada e nítida para caracterizar a alvorada de uma nova era.” (p.11-12)

“ Desde então, de Bacon e Descartes às filosofias da ciência do século XX[...] a subordinação do conhecimento científico à utilidade, à adaptação e ao controle, bem como a modelação da prática científica pela ação instrumental alcançaram realce cada vez maior.” (p.12)

“[...] a instrumentalidade do conhecimento converte-se numa das determinações internas da ciência, [...] O “real” [...] é apenas o real tecnicamente manipulável, [...]” (p.13)

“ [...] Francis Bacon[...] ,na sua doutrina dos ídolos do conhecimento há uma luta sistemática [...] contra as inclinações inatas ou aprendidas do homem que bloqueiam ou deformam a leitura objetiva do livro da natureza[...]” (p.14)

“Na doutrina dos ídolos e na dúvida metódica encontram-se, [...] todos os discursos de suspeita que a Idade Moderna elaborou para identificar e extirpar ou pelo menos neutralizar asubjetividade empírica.” (p.15)
“Embora difícil de obter [...] a evidência empírica ainda era para Bacon [...] a base segura para se fundar e validar o conhecimento objetivo. Já no século XVII, [...] adoutrina das qualidades primárias e secundárias adotadas por Galileu e Descartes introduz uma suspeita exatamente em relação à confiança na percepção.” (p.16)

“[...] Hegel e Marx contribuiram para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • matrizes do pensamento psicologico
  • Matrizes dos pensamentos psicologicos
  • matrizes do pensamento psicologico
  • RESUMO MATRIZES DO PENSAMENTO PSICOLOGICO
  • RESENHA DO LIVRO “ MATRIZES DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO”
  • matrizes do pensamento psicologico cap 10
  • explicação com exemplo das matrizes do pensamento psicologico do livro do figueredo
  • Analise do capítulo 7 do livro "matrizes do pensamento psicológico"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!