FICHAMENTO MARX

Páginas: 6 (1345 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
Marx: Política e Revolução
Francisco C. Weffort
1. Panorama histórico da vida e das ideias de Karl Marx
1.1 Origens do filósofo: Nascido em 1818, na Alemanha, ele foi filho de um advogado judeu e pertenceu a uma família de tradição judaica, o que, aliás, gera perspectiva para uma das teorias a respeito do motivo de Hitler (líder nazista) perseguir judeus, na sua caça aos comunistas.
1.2Críticas a sua terra natal: A Alemanha era um país muito atrasado do ponto de vista capitalista, pois ainda nem havia realizado sua industrialização, o que futuramente viria mudar com a unificação do país, que Marx, na ideia de “atualidade da revolução” (que desenvolveremos mais a frente), pensava que seria a tão esperada revolução, em vez de apenas uma unificação com ideais burgueses.
1.3 O modelo desociedade estudada: O teórico se propõe a estudar a Inglaterra, grande potência econômica da época, como o modelo de sociedade capitalista e com o estágio necessário (desenvolvimento industrial, estabelecimento do estado liberal, da ideia da propriedade privada e a emergência do proletariado como classe oprimida) para ocorrer a revolução proposta em sua teoria.
1.4 A chegada ao estudo da economia:Marx era, inicialmente, jurista, historiador e filósofo (área na qual ele se dedicou aos estudos de Hegel). Com esses estudos, ele acabou por chegar em um impasse: os chamados “interesses materiais”. Diante desta questão, o renomado autor de “O capital” se dedicou aos estudos da economia, fazendo a sua “crítica da economia política” ao capitalismo.
1.5 O que ele trouxe de novo? As principaisinovações dele foram as ideias da luta de classes aliada a suas respectivas fases históricas; da guiada da luta de classes à chamada “ditadura do proletariado”; e da ditadura do proletariado como a transição para o socialismo.
2. A “atualidade da revolução” (ou proximidade da revolução)
2.1 Conceito: a atualidade da revolução seria, na verdade, o pensamento que Marx tinha de que uma revoluçãopoderia ocorrer a qualquer momento no contexto da época dele, século 19 e as conturbações (revoluções burguesas, comuna de Paris, unificações alemã e italiana, entre outras). Em suma, essa ideia seria considerar que todo problema particular encontrado na vida dos particulares seriam momentos de emancipação do proletariado.

2.2 “Tarefa revolucionária” das classes: Uma classe é definida pela suacapacidade de fazer constantemente revolução, ou seja, derrubar uma ordem e criar outra com frequência.
2.2.1 A burguesia, nessa ideia, é vista por Marx como a classe que, ao fazer sua revolução ainda contra o feudalismo e seus resquícios, cria o seu “próprio coveiro” (aqueles que irão derrubar a ordem burguesa – o proletariado).
2.2.2 Os proletários, como classe sem propriedade, sem pátria e semfamília, iriam, para Marx, abolir todos esses três princípios ao criar a sua nova ordem. E, naturalmente, o proletariado iria se extinguir como classe, no decorrer do processo revolucionário, criando uma sociedade sem classes, ou seja, a sociedade comunista.
2.3 Afinal, o que é revolução? Na teoria de Marx, seria a derrubada de uma ordem, por meio de conflitos radicais entre força produtiva e regimede produção, o que geraria transformações sociais, criando uma nova ordem, com princípios diferentes.
3. Emancipação social e política
3.1 Limitações da emancipação política: Estão na insuficiência de uma revolução apenas política, pois ela não derruba os pilares do “edifício” (metáfora alusiva ao regime político-social-econômico vigente), tornando necessária uma emancipação social.
3.1.1 Acomuna de Paris é um grande exemplo da insuficiência da emancipação política, pois os proletários tomaram o poder dos burgueses na Paris de 1871, porém não derrubou os pilares (principais princípios vigentes) que fundamentem o capitalismo. Assim, a simples repressão desse movimento e a retomada burguesa á liderança da capital acabaram com isso.
3.2 A emancipação política como “democracia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento Marx
  • Fichamento Marx
  • Fichamento Marx
  • Fichamento Marx
  • fichamento marx
  • Fichamento marx
  • Fichamento marx: politica e revolução
  • Fichamento de Glosas Críticas de Marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!