Fichamento - Martin Adamec, UNICEUB

678 palavras 3 páginas
Nome: Giovanna de Carvalho Adriano
R.A. : 2150095/8
Turma: “D”
Texto: MELLO, Leonel Itaussu Almeida. “John Locke e o individualismo liberal” em WEFFORT, Francisco (org.). Os Clássicos da Política, vol. 1. São Paulo: Ática, 1995. Pp. 81-89

O Leviatã (de Hobbes): Era uma apologia do estado mais poderoso que, monopolizando a força na sociedade, torna-se gerador da vida, da paz e da segurança de seus súditos.
O Protetorado (de Cromwell): Transformou a Inglaterra numa grande potência naval e comercial (ao se apoiar no exército e na burguesia puritana).
John Locke, o individualista liberal: Refugiado na Holanda, Locke volta `a Inglaterra após o sucesso da Revolução Gloriosa e publica suas principais obras: - Cartas sobre a tolerância; - Ensaio sobre o entendimento humano; - Os Dois tratados sobre o governo civil. - O Primeiro tratado: Ataca a lógica de que o direito divino dos reis com ase no princípio da autoridade paterna de Adão, e de acordo com a mesma, os monarcas modernos tinham que ser descendentes de Adão e herdeiros legítimos da autoridade paterna dele. - O Segundo tratado: Justificação onde o mesmo fundamenta a legitimidade da deposição da Jaime II com base na doutrina do direito de resistência. Locke dizia no livro que seu ensaio estava destinado a confirmar a entronização de nosso Grande Restaurador a justificar seu título em razão do consentimento do povo sendo o único dos governos legais.
Empirismo: doutrina segundo a qual todo o conhecimento deriva da experiência.
Teoria da tábula rasa do conhecimento: uma crítica `a doutrina das idéias inatas, no qual determinadas idéias, princípios e noções são inseparáveis do conhecimento humano e existem independentemente da experiência, a qual foi formulada por Platão e posteriormente retomada por Descartes. Constitui um importante marco da história do pensamento político e exerceu enorme influência sobre as revoluções liberais da época moderna.
Modelo jusnaturalista de Locke: Semelhante ao de Hobbes, que

Relacionados