fichamento MARCUSHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definições e funcionalidade. Disponível

941 palavras 4 páginas
MARCUSHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definições e funcionalidade. Disponível em: . Acesso em 21 de Abr. 2014.

“[...] os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia.” (p. 1)
“[...] os gêneros não são instrumentos estanques e enrijecedores da ação criativa. Caracterizam-se como eventos textuais altamente maleáveis. dinâmicos e plásticos.” (p. 1)
“[...] presenciamos uma explosão de novos gêneros e novas formas de comunicação, tanto na oralidade como na escrita. [...] Caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades lingüísticas e estruturais.” (p. 1) “[...] foram as novas tecnologias, [...] que propiciaram o surgimento de novos gêneros textuais. Por certo, não são propriamente as tecnologias per se que originam os gêneros e sim a intensidade dos usos dessas tecnologias e suas interferências nas atividades comunicativas diárias.” (p. 2)
“Assim, os grandes suportes tecnológicos da comunicação tais como o rádio, a televisão, o jornal, a revista, a internet, por terem uma presença marcante e grande centralidade nas atividades comunicativas [...] surgem formas discursivas novas, tais como editoriais, artigos de fundo, notícias, telefonemas, telegramas, telemensagens, teleconferências, videoconferências, reportagens ao vivo, cartas eletrônicas (e-mails), bate-papos virtuais, aulas virtuais e assim por diante.” (p. 2) “Esses gêneros também permitem observar a maior integração entre os vários tipos de semioses: signos verbais, sons, imagens e formas em movimento.” (p.2)
“[...]os gêneros textuais não se caracterizem nem se definam por aspectos formais, sejam eles estruturais ou lingüísticos, e sim por aspectos sócio-comunicativos e funcionais, isso não quer dizer que estejamos desprezando a forma. Pois é evidente, como se verá, que em muitos casos são as formas que determinam o gênero e, em outros tantos serão as funções. Contudo, haverá casos em

Relacionados

  • Cincias Humanas E Sociais Aplicadas
    4078 palavras | 17 páginas
  • Análise - A Lua vem da Ásia
    189103 palavras | 757 páginas