Fichamento Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito

Páginas: 4 (751 palavras) Publicado: 24 de maio de 2015




Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito (pp 47 - 88) - Parte II
MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Sevilha. Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito. 5. ed. São Paulo: Saraiva,2009.
Método é o “caminho que adotamos para alcançar determinado fim” (pag.50) e método científico é “o caminho seguido pelos cientistas na persecução de seus resultados investigativos almejados”(pag.50). sem método não se faz ciência, pois o cientista necessita de um roteiro seguro para desenvolver seus estudos.

Para Bunge “nenhuma tática é exaustiva e infalível. Não basta ter-las em um manual: épreciso vivê-las para compreendê-las. E não dão resultado todas as vezes. Seu êxito depende não só da tática ou método, mas também da escolha do problema, dos meios disponíveis e, em medida não menor,do talento do investigador. A pessoa de talento cria novos métodos, não o inverso.” (pag.55).

Método indutivo: É o método que nos permite analisar um objeto e extrair conclusões gerais ouuniversais. A partir da observação de alguns fenômenos é construída uma “regra geral” com caráter generalizador, que será aplicada a outros fenômenos. “O propósito do raciocínio indutivo é chegar a conclusõesmais amplas do que o conteúdo estabelecido pelas premissas nas quais está fundamentado” (pág.63).

 Método dedutivo: Método que parte de argumentos gerais para outros mais particulares. Parte dosargumentos considerados verdadeiros e inquestionáveis, para chegar a conclusões mais formais, e lógicas de acordo com as premissas estabelecidas. A questão da dedução está na relação lógica que deve serestabelecida entre as possibilidades apresentadas, para que a conclusão não seja comprometida (pág. 65).

 Método hipotético-dedutivo: Tal método possui as características dos dois métodos anteriores.Em comum com o método dedutivo podemos citar o procedimento geral que transita entre o geral e o particular; e com o método indutivo, o procedimento experimental como base de pesquisa (pág 68)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito
  • Manual de Metodologia da pesquisa no Direito
  • Fichamento do manual de metodologia da pesquisa jurídica
  • Fichamento do 2 capítulo do livro Manual de metodologia da pesquisa no Direito
  • Thomas Kuhn- Metodologia de Pesquisa do Direito (Fichamento)
  • Metodologia da pesquisa
  • Manual de Metodologia de Pesquisa
  • Manual de Metodologia da Pesquisa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!