fichamento mais completo 5 ling amor

13721 palavras 55 páginas
As Cinco Linguagens do Amor
Gary Chapman
Como expressar um compromisso de amor a seu cônjuge

Editora Mundo Cristão – 1997

Agradecimentos

O amor começa, ou pelo menos deveria começar, no lar. Para mim, amor significa Sam e Grace, meu pai e minha mãe, que me amaram durante mais de cinqüenta anos. Sem eles, ainda estaria à procura do amor, ao invés de escrever sobre ele.

Obs. Os sublinhados e os textoss em vermelho são acrescimos e comentários meus.

1- O que acontece com o amor após o casamento?
Mesmo com tantos livros, revistas e ajuda disponível, por que aparentemente tão poucos casais parecem ter desco­berto o segredo de manter vivo o amor após o casamento? Por que um casal que assiste a um curso de comunicação e ouve as maravilhosas idéias de como melhorar o diálogo, volta para casa e não consegue colocar em prática os exercí­cios aprendidos? O que acontece, se depois de lermos um artigo do tipo “100 Formas de Expressar Amor a Seu Cônju­ge” e colocarmos em prática umas três formas, que nos pare­cem mais adequadas, nosso cônjuge ainda assim não reco­nhece nosso esforço? — Desistimos das outras 97 formas e retornamos ao cotidiano de nossas vidas. O problema é que não levamos em conta uma verdade fundamental: As pessoas falam diferentes lin­guagens do amor.
Na área da lingüística há alguns grandes grupos de idiomas: japonês, chinês, espanhol, inglês, português, gre­go, alemão, francês e outros. A maioria de nós aprende so­mente a língua de nossos pais e irmãos, nossa primeira lin­guagem, ou seja, nosso vernáculo. Mais tarde, podemos até aprender outros idiomas, mas em geral com mais dificulda­de. Então surge o que chamamos de nossa segunda lingua­gem. Falamos e compreendemos melhor nossa língua nati­va. Sentimo-nos mais confortáveis ao falá-la.
Mas quanto mais utilizarmos uma língua secundária, mais à vontade nos sentiremos para expressá-la. Se falarmos somente nosso idioma, e encontrarmos alguém que também só fale o seu (diferente do nosso), a

Relacionados

  • portugues
    45064 palavras | 181 páginas
  • Unid2 Ativ4paulofreire Umabiobibliografia
    289717 palavras | 1159 páginas
  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas