FICHAMENTO MAAR, Leo Wolfgang O que é política? São Paulo, Abril/Brasilense, 1989, páginas 7-43.

900 palavras 4 páginas
Em seu livro, Maar aborda sobre o significado do que é realmente a política exprimindo, desde a apresentação de sua obra, a ideia de que a política é muito mais do que se sabe. Ele faz referências ao uso da política no cotidiano mostrando sua importância e fazendo menção a vários fatos históricos para que, assim, se possa entender a relação entre atividade política com o poder.
No primeiro capítulo, o autor mostra os tipos políticos, cita a política institucional exemplificando que “um deputado ou órgão de administração pública são políticos para a totalidade das pessoas. Todas as atividades associadas de algum modo à esfera institucional política, e o espaço onde se realizam, também são políticos.” (Pág. 9-10). Sendo assim, desde o eleitor ao discurso de uma pessoa que tenha ou pretenda ter um cargo político são políticos. Mas, existem outros significados para a palavra: política. A política não se refere apenas ao ambiente que está incluída, ela é ambígua e o autor cita a Igreja como exemplo, afirmando ainda que “quando se fala a política da Igreja, não se refere apenas às relações entre Igreja e as instituições políticas, mas à existência de uma política que se expressa na Igreja em relação a certas questões como miséria, violência, etc.” (Pág. 10).
Por causa da exigência deste posicionamento, muitas vezes é esquecido o ser político em certas pessoas e instituições, dá-se então o “ser político” apenas aos que exercem função política. “Essa delimitação operada pelo nível institucional traz consigo alterações profundas na esfera de valores associados à política” (Pág. 12). Como o próprio autor fala no texto, existe uma desmoralização que se reverte em apatia ou resulta em luta armada. A política institucional quando insatisfatória, por diversas vezes se torna a culpada de muitos inverterem a posição de direito e dever. Existe um significado predominante acerca do que é política, mas com o estudo embasado no que o autor diz, é fácil entender que há verdades

Relacionados