Fichamento - Métodos de investigação em Psicologia Social

Páginas: 8 (1923 palavras) Publicado: 9 de maio de 2014

Métodos de investigação em Psicologia Social

Capítulo 2
O Método de observação
Pagina 32 e 33
Caracteristicas: Quando o psicologo social simplesmente observa um comportamento social ou consulta arquivos que contêm informações relevantes ao objeto de seu estudo, diz-se que ele utiliza o método de observação. Ás vezes, em sua atividade de observação, o pesquisador interage diretamente comas pessoas cujo comportamento está sendo observado; outras vezes, a observação é feita fora, isto é, sem que os observados tenham conhecimento de que alguém os observa.
Vantagens: A principal vantagem do método observacional é que o fenômeno social é observado no ambiente natural em que se desenrola. Na observação não-participante, o comportamento observado ocorre livre e espontaneamente, semqualquer interferência capaz de influenciá-lo. Na observação participante, cabe ao pesquisador justificar sua presença e minimizar sua possível influência sobre o comportamento social que está sendo observado. Outra vantagem do método observacional é que, em certos casos, constitui a única maneira de estudar determinado fenômenos sociais.
Pagina 33
Desvantagens: O método observacional é maisdescritivo do que explicativo, ou seja, não permite que se estabeleçam relações de causa e efeito tão claramente quanto nos permitem os métodos experimentais.
O Método Correlacional.
Características: Consiste na obtenção de medidas de duas ou mais variáveis e no estabelecimento (através do método estatístico apropriado) da relação existente entre elas. Assim, quando se quer, por exemplo, descobriruma possível relação entre quantidade de exposição a programas violentos na televisão e intensidade de comportamento agressivo, podemos lançar mão deste método.
Pagina 34
Vantagens: Permitem o estudo de situações onde uma intervenção experimental seria inadequada ou impossível; permitem a coleta de grandes quantidades de informação; utilizam métodos estatísticos de fácil aplicação; seus resultadossão facilmente comunicaveis e de fácil entendimento.
Desvantagens: Dois problemas exigem atenção especial quando se utiliza o método correlacional. São eles:
- O problema da terceira variável: Ás vezes duas variáveis co-variam, isto é, ao aumento de intensidade em uma corresponde um aumento de intensidade na outra, ou o contrário, mas esta covariância é devida ao efeito de uma terceiravariável que afeta ambas. Um exemplo seria a existência de uma correlação positiva entre quantidade de exposição de filmes violentos e quantidade de agressividade em crianças que são educadas em ambientes muito violentos. Neste caso, o ambiente de violência é que seria o responsável pela preferência por filmes violentos e também pelo comportamento agressivo.
- O problema da causalidade reversa: Ás vezesnão se poder determinar com segurança a relação de causalidade entre as variáveis que covariam. Por exemplo, poder-se-ia indagar se é o fato de ver filmes violentos que conduz ao comportamento agressivo, ou se o fato de uma criança ser agressiva por problemas de personalidade faz com que ela prefira programas violentos na TV.
Pagina 35 e 36
Os métodos ex post facto
Os métodos ex post factocaracterizam-se por estudar uma situação onde as variáveis independentes e dependentes já ocorreram. O pesquisador, através de diferentes métodos de coleta de dados, obtém informações acerca da variável dependente e, em seguida, procura inferir a variável ou as variáveis independentes responsáveis pela ocorrência do fenômeno varificado. Seria o caso, por exemplo, de verificar, em uma eleição, em quemuma pessoa votou e depois remontar ás causas explicadoras deste comportamento social. As pesquisas ex post facto podem ser de dois tipos: pesquisas de levantamento e estudos de campo.
Pagina 36 e 37
A pesquisa de levantamento
Características: Utilizam um numero elevado de pessoas. A coleta dos dados é feita mediante a utilização de questionários que são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento do Texto Métodos em Psicologia Social
  • Resumo sobre os métodos de investigação em psicologia social
  • os metodos de investigação em Psicologia
  • Métodos de investigação em História da Psicologia
  • Fichamento de teoria e método em psicologia
  • Fichamento psicologia e serviço social
  • Fichamento psicologia social
  • Fichamento livro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!