Fichamento Luz

Páginas: 6 (1275 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
UniFIAM FAAM





ANNA OLIVEIRA
GRAZIELA SOUSA
MARINA MOTTA
NATHALIA BARBOSA




FICHAMENTO
Luz






São Paulo
2014
“A Estação da Luz veio coroar a linha férrea que desde 1867 ligava Jundiaí a Santos, escoando o “ouro verde” das fazendas do interior de São Paulo e trazendo do porto os imigrantes.”
Cap 20- Estação da Luz
“A Pinacoteca não terminada como obra, teve suaimagem definitiva fixada pelo tempo, fenômeno compreendido pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha em seu projeto de reforma de 1993, que, mantendo sua integridade do desenho original, revolucionou sua arquitetura.”

Cap 21- Pinacoteca
PERRONE, Carlos. São Paulo por dentro: um guia panorâmico de arquitetura/ Carlos Perrone. – São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2000.
“A mais sensacional dasestações é, contudo, a da Luz, no centro da cidade de São Paulo (...). A estação de passageiros propriamente dita -, que abriga as bilheterias, escritórios, etc. – é de um gosto eclético neoclassicizante. A ela se agrega a cobertura das plataformas de embarque, que, composta por uma série de arcos metálicos, que vencem um vão de 39 metros”
SILVA, Geraldo Gomes da, 1940.
Arquitetura do ferro noBrasil / Geraldo Gomes da Silva. – 2. Ed – São Paulo: Nobel, 1987. Página 20.
‘’2.1.7 - Entorno da Avenida Tiradentes: Presença de monumentos históricos importantes como a estação ferroviária da Luz, a Pinacoteca do Estado, o Museu de Arte Sacra, o Jardim da Luz, entre outros;’’

“2.1.8 – Centro do Bom Retiro: entorno da rua José Paulino e do Jardim da Luz (...). Área com alta densidadepopulacional onde há predominância de uso residencial e baixa densidade onde há predominância de uso não residência. Local de renda média;”

“2.1.9 – Entorno da rua Barão de Limeira: Alta concentração de comércio de veículos;”

“2.1.10 – Porção norte do distrito Santa Cecília. Concentração média de comércio de peças e acessórios para automóveis;”

Pagina 151 – Parte 2: estruturação territorialdas atividades localizadas na área central – 2.1- Subespaços
Empresa Municipal de Urbanização – EMURB. Caminhos para o centro: estratégias de desenvolvimento para a região central de São Paulo / fotografia de Cristiano Mascaro – São Paulo: 2004.

“(...) Mesmo considerada a heterogeneidade das várias construções ao redor do Jardim da Luz, é inegável que pela sua disposição e escala, teve-sesempre em vista estabelecer naquele setor um conjunto urbanístico, uma referência no espaço da cidade.”
REIS, Nestor Goulart. São Paulo, Vila, Cidade, Metrópole / Nestor Goulart Reis. São Paulo: Editora Via das Artes. Páginas 177 – 178

“Com as obras da ligação ferroviária entre São Paulo e Santos, em 1860 (...) para a construção da primeira estação na capital, em frente ao atual Parque da Luz,modificando sua simetria original e o traçado de algumas ruas. A partir da inauguração em 1865, iniciou-se a transformação de diversas regiões paulistanas e a decadência dos antigos caminhos de tropas e de locais como a Freguesia do Ó, Penha e o Ipiranga, entre outros, que tinham a vitalidade de seu comércio diretamente ligado a essas vias de comunicação.”
WALKER, José Roberto. 2001. Sala SãoPaulo – Café Ferrovia e a Metrópole / José Roberto Walker. São Paulo: Editora Secretaria do Estado da Cultura. Página 74.

“A luz – bairro que se instalou o primeiro jardim público da capital – foi decisiva para o crescimento do Bom Retiro, que conheceu progresso a partir da inauguração da estação ferroviária.”
Página 32
“(..) o Jardim da Luz, o primeiro parque público da capital. Alguns anospassados, o jardim perdeu aproximadamente 20 braças para a construção da estação da estrada de ferro inglesa, a The São Paulo Railway. A primeira estação ferroviária paulistana acabou levando o nome da região : Estação da Luz. Em 1865 aconteceu a viagem inaugural de Santos a Jundiaí. Á época, a região era considerada o mais belo cartão-postal de São Paulo”
Página 131
Ponciano, Levino. Bairros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FICHAMENTO
  • Fichamento
  • Fichamento
  • FICHAMENTO DO TEXTO “LUZ: NATURAL E ARTIFICIAL”
  • a luz
  • A luz
  • o que é luz
  • A luz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!