FICHAMENTO LOGISTICA EVOLUINDO DA CADEIA DE VALOR PARA CADEIA DE SUPRIMENTOS 2013

2922 palavras 12 páginas
Evoluindo da Cadeia de Valor para Cadeia de Suprimentos
SANTOS, Marciano Silva et al. Evoluindo da cadeia de valor para cadeia de suprimentos. Revista Produção Online, Florianópolis, v. 10, n. 4, p. 753-778, nov. 2010. ISSN 16761901. Disponível em: <http://producaoonline.org.br/rpo/article/view/402>. Acesso em: 12 Out. 2013.
Palavras-Chave: Cadeia de valor do produto. Cadeia de valor estendida. Cadeia de suprimentos.
O Artigo insere-se no campo da logística. A abordagem é descritiva e analítica. Os autores abordam como a cadeia de valor pode contribuir para a compreensão da formação da cadeia de suprimentos de uma empresa. Para este objetivo foi realizado um estudo em uma empresa da área de comunicação e mídia, uma empresa do setor gráfico e outra do setor governamental. Ao final da pesquisa foi possível construir a cadeia de suprimentos da empresa focal a partir da análise de sua cadeia de valor, bem como do seu cliente e fornecedor mais importante.

Este fichamento tratará do registro do presente artigo, apresentando os seus principais tópicos: 1- Introdução; 2- Estrutura Teórica; 2.1- Cadeia de Valor e Cadeia de Suprimentos; 2.2- Evoluindo da cadeia de valor para cadeia de suprimentos; 2.3- Estrutura da Cadeia de Suprimentos; 3- Procedimentos Metodológicos; 3.1- Ambiente da Pesquisa; 3.2- Desenvolvimento da Pesquisa; 4- Formação da Cadeia de Suprimentos; 4.1- Cadeia de valor do produto e da empresa focal; 4.2- Escolha e análise dos elos da cadeia: Fornecedor e Cliente mais relevante; 4.3- Identificação dos membros primários e de apoio da Cadeia de Suprimentos; 4.4- Mapeamento da Estrutura completa da cadeia de Suprimentos; 4.5- Processos básicos da cadeia de suprimentos; 5- Considerações Finais.

Introdução
Há algum tempo atrás, o modelo utilizado pelas organizações se constituía de estruturas altamente verticalizadas, onde a maior parte das operações necessárias à produção e disponibilização de produtos aos clientes finais era executada por uma única

Relacionados

  • Anais Encontro Cientficio 2014
    171724 palavras | 687 páginas