Fichamento Lixo extraordinário(Vick Muniz)

506 palavras 3 páginas
Trabalho de Administração Geral
Lixo Extraordinário
Vik Muniz é um artista plástico muito conhecido, incorpora objetos do cotidiano no processo fotográfico para criar imagens ousadas e geralmente enganosas, ele usa matérias incomuns como areia, diamante, açúcar, fio, cordão, chocolate, manteiga de amendoim e pigmento. Vik Muniz já foi muito pobre e conseguiu dinheiro para ir para USA em 1983 por causa de um acidente, quando foi apartar uma briga e levou um tiro por engano, Vik diz: “Por sorte, ele era muito rico e meu deu algum dinheiro.
Vik queria ser capaz de mudar a vida de um grupo de pessoas com o mesmo material que elas lidavam todos os dias, ai veio a idéia do aterro de Gramados.
Ele se interessa pelo aterro de Gramados, por ser o maior aterro do mundo em recebimento diário.
Chegando ao aterro Vik e Fábio são recebidos por Lúcio (administrador do aterro), aos poucos ele vai conhecendo os catadores, Zumbi,Tião, Isis, Irmã e Magna são os principais.
Ao falar com Tião Vik fala de suas intenções de fazer um trabalho no aterro e usar o dinheiro para reverter, para mudar as coisas lá, tornar-las mais fáceis.
Vik passa das filmagens no aterro e conhece a moradia de Suelen no Jardim Gramacho, uma casa sem condições mínimas de saneamento básico e higiene.
Com o passar do tempo ele começa seu trabalho com a ajuda dos catadores,e vai tirando as fotografias, ele esclarece seu objetivo de fazer suas imagens com resíduos.
Depois ele vai para seu estúdio e começa a analisar as fotos que foram tiradas.
Vik consegue uma vaga para uma de suas obras em um leilão de Londres, é a imagem de Tião, composta por apenas resíduos , Tião vai para lá para acompanhar de perto.O quadro é arrematado por R$ 100.000,00, causando emoção em Tião e seus companheiros.
Depois disso ele leva os catadores ao Museu de Arte Moderna no Rio, onde estão expostos seus quadros. Ao Final do documentário ele os presenteia com os quadros deles.
Vik arrecadou mais de 250 mil dólares

Relacionados