Fichamento Livro Thau 2

414 palavras 2 páginas
O livro se inicia com uma introdução e contextualização histórica da arquitetura referente á Arquitetura pré-Revolução Industrial, e como se organizava as cidades daquela época. A primeira parte trata do desenvolvimento da cidade industrial, as mudanças que ocorreram, a passagem da cidade medieval da época para um polo industrializado. No primeiro capítulo L. Benevolo aborda questões como, o ensino da arquitetura na época, os métodos utilizados para formar os novos arquitetos que passariam a trabalhar com os matérias que surgiam na Revolução Industrial - como o ferro e o vidro que se tornaram essências no decorrer da modernidade – e como esses arquitetos passariam a lecionar nas novas escolas de Arquitetura da Europa. O quarto tópico desse capítulo é referente aos novos meio da construção,as técnicas utilizadas, pois os materiais novos, produzidos em grande escala e de melhor qualidade a um preço acessível modificam gradualmente os processos de construção civil.
O segundo capítulo da primeira parte do livro trata das mudanças urbanísticas que ocorreram na época. O primeiro tópico aborda as reformas que a política e economia juntas, promovem nas cidades com o intuito de organizar o ambiente e torná-lo cada vez mais propício para a vida humana. Nessa época surgem as primeiras leis urbanísticas. O capítulo trata dos jerry buildings, que eram construções inóspitas que abrigavam os trabalhadores das fábricas. Aborda o surgimento das leis sanitárias, os problemas que ocorrem para que elas entrem em vigor, fala sobre a política empregada para concretizar essas leis.
Em seguida o autor discorre um pouco sobre o movimento neogótico, que nasce em contraposição ao movimento neoclássico e possui um caráter fortemente literário. Ele expõe os arquitetos que se destacaram nessa época.
O terceiro capítulo desta parte fala sobra a reordenação de Paris e sobre Houssmann, discorre sobre o ecletismo da época e suas produções. O quarto capítulo trata da Arquitetura e da Engenharia

Relacionados

  • Frank Lloyd Wright
    2037 palavras | 9 páginas
  • Relações Internacionais e o Genocídio Armenio
    2713 palavras | 11 páginas
  • O livro negro do comunismo
    169756 palavras | 680 páginas