Fichamento livro Rediscutindo a mestiçagem no Brasil

Páginas: 7 (1688 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2013
GOVERNO FEDERAL
MINISTERIO DA EDUCAÇÃO
SECRETRIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLGIA DO PARÁ











JULIANA MONTEIRO DE MORAES











FICHAMENTO: REDISCUTINDO A MESTIÇAGEM NO BRASIL
















Belém-Pará
Outubro/2013

GOVERNO FEDERAL
MINISTERIO DA EDUCAÇÃO
SECRETRIA DE EDUCAÇÃOPROFISSIONAL E TECNOLOGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLGIA DO PARÁ








JULIANA MONTEIRO DE MORAES
Matricula - 2013840023












FICHAMENTO: REDISCUTINDO A MESTIÇAGEM NO BRASIL





Este trabalho é parte avaliativa da disciplina Educação para as Relações Étnico-Raciais - ERER do curso de Licenciatura em Matemática, da turma C84 1NN, doINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA) – Campus Belém, ministrado pela professora Sônia Duarte.










Belém-Pará
Outubro/2013
Conceito e História da Mestiçagem. Primeiro capítulo.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: Identidade nacional versus identidade negra – Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. 140 p. (Identidade brasileira).

“Todos osmovimentos sociais, incluindo os negros, lutam pela justiça social e por uma redistribuição equitativa do produto coletivo.” (p.13)

“No que diz respeito aos movimentos negros contemporâneos, eles tentam construir uma identidade a partir das peculiaridades do seu grupo: seu passado histórico como herdeiros dos escravizados africanos, sua situação como membros de grupo estigmatizado, racializado eexcluído das posições de comando na sociedade cuja construção contou com seu trabalho gratuito, como membro de grupo étnico-racial que teve sua humanidade negada e a cultura inferiorizada.” (p.14)

“(...)os movimentos negros ainda não conseguiram mobilizar todas as suas bases populares e inculcar-Ihes o sentimento de uma identidade coletiva, sem a qual não haverá uma verdadeira consciência de luta.”(p.15)

“As dificuldades dos movimentos negros em mobilizar todos os negros e mestiços em torno de uma única identidade "negra" viriam do fato de que não conseguiram destruir até hoje o ideal do branqueamento.” (p.16)

“A mestiçagem, do ponto de vista populacionista, é um fenômeno universal ao qual as populações ou conjuntos de populações só escapam por períodos limitados.” (p.17)

“NosEstados Unidos, o grupo mestiço não é individualizado como tal, nem na mentalidade coletiva, nem na prática social, nem nos textos legais. Os recenseamentos demográficos oficiais contabilizam somente brancos e negros. O que mostra que as categorias "branco" e "negro" não são apenas biológicas, mas também sócio-políticas.” (p.19)

“Basta ser um pouco negro para sê-lo totalmente, mas para ser brancoé necessário sê-lo totalmente.” (p.19)

Tanto o modelo grego quanto o romano são fundamentalmente universalistas. No entanto são diferentes porque a adesão ao helenismo era antes de mais nada uma escolha cultural, integração de indivíduos a uma elite e que podiam sozinhos, por sua educação, proclamar-se livres, isto é, gregos. (p.22)

“Não há apenas a mestiçagem das cores, há também amestiçagem dos tamanhos, das formas físicas e das culturas.” (p.24)







A Mestiçagem no Pensamento Brasileiro. Segundo Capítulo.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: Identidade nacional versus identidade negra – Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. 140 p. (Identidade brasileira).
“Ao abordar a questão da mestiçagem do final do século XIX, os pensadores brasileiros se alimentaram semdúvida do referencial teórico desenhado pelos cientistas ocidentais, isto é, europeus e americanos de sua época e da época anterior.” (p.50)

“Para caracterizar esse pensamento brasileiro sobre a mestiçagem, faz-se necessário sintetizar criticamente seus produtores mais destacados, antes de analisar seus efeitos e suas consequências no processo da formulação da identidade nacional e seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • rediscutindo a mestiçagem no brasil
  • Rediscutindo a mestiçagem no Brasil
  • Fichamento do Livro Cidadania no Brasil
  • Fichamento do livro Cidadania no Brasil
  • Fichamento do livro cidadania no brasil
  • Fichamento do livro " a saúde mental no brasil"
  • Fichamento Livro: O que faz o brasil, Brasil? Roberto DaMatta
  • A mestiçagem no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!