fichamento livro kate fletcher

3455 palavras 14 páginas
Fichamento do Livro: KATE FLETCHER & LYNDA GROSE – MODA & SUSTENTABILIDADE DESIGN PARA MUDANÇA
Parte II Capítulos: 9, 10, 11 e 12
Capítulo 9: Serviços e compartilhamento
“O ponto de partida para uma inovação rumo à sustentabilidade é tentar dissociar o sucesso de um negócio da implacável expansão de consumo material, procurando minimizar o esgotamento de recursos, a poluição e os efeitos associados, como a mudança climática.” (p.100)
“Há alguns anos, os conceitos de negócios focados em serviços em vez de produtos tem demonstrado excelente potencial para promover melhorias em sustentabilidade. Seu segredo é se apoiar na busca de eficiência para reduzir o uso de recursos e aumentar os lucros.” (p.100)
(9.1) Serviços de reparo
“Um elemento fundamental de muitos negócios focados em sustentabilidade é a possibilidade de gerar receita com trabalhos diferentes, não apenas com mais vendas. Os serviços de reparo contribuem para esse objetivo, ajudando as pessoas a recondicionar suas roupas e cobrando por esse serviço. É claro que os serviços de reforma e conserto não são novos; há anos, integram muitos empreendimentos de lavanderia e alfaiataria.” (p.100)
“Os precedentes históricos nos ajudam a enxergar as possibilidades de reparo, reforma e manutenção de roupas. Os produtos têxteis – e as roupas que compõem – só se tornaram abundandtes no século XX. Antes disso, eram extremamente valorizados e preservados com muito cuidado, porque eram caros e escassos.” (p.100)
“Hoje, para a maioria das pessoas, o reparo de peças traz pouca economia, sobretudo devido ao baixo preço das roupas com relação ao alto preço da mão de obra para o conserto. Mas a escassez e o custo cada vez maior de recursos naturais, como petróleo e agua potável, podem fazer com que a balança torne a pender a favor dos reparos [...]” (p.101)
(9.2) Design concebido para facilitar reparos
“Tradicionalmente, o reparo é visto como atividade separada e consecutiva ao design e à produção [...]” (p.101)

Relacionados