FICHAMENTO LIVRO BULLLYING CRIMINAL

1882 palavras 8 páginas
2. SÍNTESE PARCIAL DA OBRA

Capítulo 1

Palavras-chaves: saber,poder, dinâmica social,poder-saber.

O poder é o próprio movimento na dinâmica social, constituinte básico das relações ,pois o exercício do poder vai mais longe,passa por canais mais finos, é muito mais ambíguo do que imaginamos, pois cada um é,no fundo,titular de um certo poder e, em certa medida,veicula o poder no meio social.

Capítulo 2

Palavras-chaves: individuo,relação de poder,bullying

Segundo a autora, toda relação humana é uma relação de poder,em um mundo de perpetuas relações estratégicas,no entanto ,não se pode afirmar que toda relação de poder seja má em si mesma,mas apenas um fato que sempre comporta perigos e neste enfoque pode ser percebido o bullying.

Capítulo 3

Palavras-chaves:domínio,relações sociais, normas, violação
O poder, como mecanismo,produz o saber adequado ao seu domínio, e o saber reproduz o poder a que corresponde,nas relações entre as classes e grupos sociais.. As relações sociais nos estabelecimentos prisionais podem pressupor o estabelecimento de normas ,e qualquer violação dessas normas pode desencadear um processo de bullying criminal.

3.PANORAMA GERAL DA OBRA

O livro é formado por três capítulos: Primeiro Capítulo: Supercordas do Poder; Segundo Capítulo: As cordas em tensão; Terceiro Capítulo: Amarrando as Cordas.

No primeiro capítulo a autora define o poder e fala da relação que a dinâmica social tem com o poder. Define o poder como um conjunto de mecanismos e de procedimentos que têm como papel ou função e tema manter – mesmo que não o consigam – justamente o poder. E deixa claro que o poder é o próprio movimento, constituinte básico das relações ,pois o exercício do poder vai mais longe,passa por canais mais finos, é muito mais ambíguo do que imaginamos, porque cada um é,no fundo,titular de um certo poder e, em certa medida,veicula o poder no meio social.O poder está em todo o lugar e em nenhum lugar.Ele se expande por meio de ondas. Segundo

Relacionados