Fichamento LAPLANTINE Introdu o Aprender Antropologia

2035 palavras 9 páginas
UEMG – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - CAMPUS DE FRUTAL
CURSO: GEOGRAFIA, LICENCIATURA, 2° PERÍODO NOTURNO.
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
DOCENTE: Prof. RODRIGO FURTADO
DISCENTE: GILMAR DA SILVA PRETO
DATA: 21/08/2015
TRABALHO: FICHAMENTO - “Introdução - Aprender Antropologia”

LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. 1ª. ed., Editora: Brasiliense, São Paulo, 1988 [15ª. reimpressão, 2003]. (“Introdução”, p. 13-21).

Introdução

O Campo e a Abordagem Antropológicos

O homem nunca parou de interrogar-se sobre si mesmo. Em todas as sociedades existiram homens que observavam homens.

Isso constitui um evento considerável na historia do pensamento do homem sobre o homem. Um evento do qual talvez ainda hoje não esteja medindo todas as consequências. Esse pensamento tinha sido ate então mitológico, artístico, teológico, filosófico, mas nunca científico no que dizia respeito ao homem em si.

Para que esse projeto alcance suas primeiras realizações, para que o novo saber comece a adquirir um inicio de legitimidade entre outras disciplinas cientificas, será preciso esperar a segunda metade do século XIX, durante o qual a antropologia se atribui objetos empíricos autônomos: as sociedades então ditas "primitivas", ou seja, exteriores _as _áreas de civilização europeias ou norte-americanas. (p.7).

[...] As sociedades estudadas pelos primeiros antropólogos são sociedades longínquas às quais são atribuídas as seguintes características: sociedades de dimensões restritas; que tiveram poucos contatos com os grupos vizinhos; cuja tecnologia _e pouco desenvolvida em relação _a nossa; e nas quais ha uma menor especialização das atividades e funções sociais.

A antropologia acaba, portanto, de atribuir-se um objeto que lhe _e próprio: o estudo das populações que não pertencem a civilização ocidental. Serão necessárias ainda algumas décadas para elaborar ferramentas de investigação que permitam a coleta direta no campo das observações e informações.
1-O antropólogo aceita,

Relacionados