FICHAMENTO La Pluralidad como Actitud docente Una prouesta did ctica 1

1838 palavras 8 páginas
FICHAMENTO
Adriana Felix1

EHRICHS, Victoria Palma. La Pluralidad como Actitud docente: Una prouesta didáctica. In: XVIII Seminário de Dificultades Específicas de la Ensenãnza del Español a Lusohablantes: ELE y temas Transversales, Ministerio de España. 2010. São Paulo.

PALAVRAS-CHAVE: Cultura; Idioma; Pluralidade Cultural;
RESUMO:
Existe uma idealização em torno do processo educativo escolar no que se refere que ele garanta uma convivência social de igualdade e direitos. No entanto, será que realmente o processo educativo garante essa igualdade? Será que essa idealização em torno da escolarização de fato supri todas as demandas de ensino e aprendizagem? Ao repartir em compartimentos isolados as disciplinas, englobamos ou separamos o os conteúdos que estão interligados? Ao ensinar uma língua estrangeira é de extrema importância, não desvincular o ensino do idioma a cultura a que ele pertence, pois a língua é o instrumento de comunicação de um povo, por isso é indispensável estabelecer um vínculo extra cultura/intercultural, para que seja possível respeitar as diferenças e reconhecer as semelhanças entre uma cultura e outra, pois assim estaremos imersos, mas atentos à pluralidade cultural de um país.
Definición de Cultura Cultura são as atividades cultuadas por um povo, por exemplo, sua arte, seus costumes, sua política, seu modo de enxergar a vida, suas crenças e tradições passadas de geração em geração. Cultura é, portanto, o todo de uma sociedade. Mostrar aos alunos as práticas sociais dos falantes de uma língua é tão importante quanto mostrá-los as manifestações artísticas e festas referentes a tal civilização. Pensar no por que queremos que nossos alunos conheçam outros povos, é pensar qual a importância do reconhecimento da cultura dos povos de uma língua que ensinamos. A ideia de cultura é como uma conduta social e histórica, na qual há uma grande necessidade de adaptação quando alguém chega para dela fazer parte. E as mudanças e evoluções culturais de

Relacionados