Fichamento kynes capítulo 24/22

2807 palavras 12 páginas
Fichamento: A teoria Geral do Emprego, do juro e da Moeda – John Maynard Keynes
Capítulos 22 e 24.

Capítulo 22
Notas sobre o ciclo econômico
Na introdução do capítulo o autor busca explicar o fenômeno do ciclo econômico de acordo com a analise feita por ele em cima dos capítulos anteriores.
Verifica-se então primeiramente a menção as flutuações na propensão a consumir no estado de preferência pela liquidez e na eficiência marginal do capital, embora segundo o autor, complicado e frequentemente agravado por modificações que acompanham outras variáveis importantes do sistema econômico no curto prazo.

I
Inicialmente o autor explica o curso do sistema, evoluindo de forma ascendente, reproduzindo efeitos acumulativos e por consequência efeitos recíprocos que tendem a substituir as forças em sentido oposto. O autor busca demonstrar, portanto, que existe certo grau reconhecível de regularidade na consequência e na duração dos movimentos de ascendência e descendência.
Deve-se incluir, contudo, a crise – momento de busca substituição das fases ascendentes por descendentes; é observado, entretanto que a contrária não causa tal fenômeno.
Portanto conclui o autor que no caso dos ciclos econômicos típicos da economia industrial do século XIX que há razões definidas para a flutuação na eficiência marginal do capital sendo que tais razões não são novas, deixando claro seu propósito de relaciona-las com a teoria precedente.

II
Sua análise parte a partir do ponto de relacionar a crise e suas objeções anteriores, enfatizando primeiramente que a taxa de juros tende a subir sob o efeito da maior demanda de moeda, representando em diversas vezes um papel de agravamento ou talvez desencadeamento do fenômeno.
Segue, portanto apresentando o desencadeamento da expansão caracterizadas por expectativas otimistas relativas ao rendimento futuro dos bens de capital suficientemente fortes para compensar a abundância crescente desses bens, a alta de seus cursos de produção,

Relacionados