Fichamento kynes capítulo 24/22

Páginas: 12 (2807 palavras) Publicado: 18 de junho de 2011
Fichamento: A teoria Geral do Emprego, do juro e da Moeda – John Maynard Keynes 
Capítulos 22 e 24.

Capítulo 22
Notas sobre o ciclo econômico
Na introdução do capítulo o autor busca explicar o fenômeno do ciclo econômico de acordo com a analise feita por ele em cima dos capítulos anteriores.
Verifica-se então primeiramente a menção as flutuações na propensão a consumir no estado depreferência pela liquidez e na eficiência marginal do capital, embora segundo o autor, complicado e frequentemente agravado por modificações que acompanham outras variáveis importantes do sistema econômico no curto prazo.

I
Inicialmente o autor explica o curso do sistema, evoluindo de forma ascendente, reproduzindo efeitos acumulativos e por consequência efeitos recíprocos que tendem a substituir asforças em sentido oposto. O autor busca demonstrar, portanto, que existe certo grau reconhecível de regularidade na consequência e na duração dos movimentos de ascendência e descendência.
Deve-se incluir, contudo, a crise – momento de busca substituição das fases ascendentes por descendentes; é observado, entretanto que a contrária não causa tal fenômeno.
Portanto conclui o autor que no caso dosciclos econômicos típicos da economia industrial do século XIX que há razões definidas para a flutuação na eficiência marginal do capital sendo que tais razões não são novas, deixando claro seu propósito de relaciona-las com a teoria precedente.

II
Sua análise parte a partir do ponto de relacionar a crise e suas objeções anteriores, enfatizando primeiramente que a taxa de juros tende a subirsob o efeito da maior demanda de moeda, representando em diversas vezes um papel de agravamento ou talvez desencadeamento do fenômeno.
Segue, portanto apresentando o desencadeamento da expansão caracterizadas por expectativas otimistas relativas ao rendimento futuro dos bens de capital suficientemente fortes para compensar a abundância crescente desses bens, a alta de seus cursos de produção,provavelmente a alta de juros; em contraste com as expectativas pessimistas e a incerteza a respeito do futuro que acompanha um colapso da eficiência do capital suscitando um forte aumento da preferencia pela liquidez e consequentemente uma elevação das taxas de juros, portanto segundo ele torna a depressão tão intratável, posteriormente é analisado a possibilidade de baixa da taxa de juro,responsável pelo grande auxílio para recuperação, mas não suficiente por si mesma, pois a recuperação do processo depende da volta de confiança que se configura difícil de controlar numa economia de capitalismo individualismo.
Dar-se aí a explicação do elemento tempo no ciclo econômico, o fato do lapso depender de um tempo para que a economia se recupere.
Retomando a crise, o autor enfatiza como primeirofator que enquanto a expansão costura os investimentos de modo geral não apresentam o rendimento satisfatório, devido à desconfiança quanto ao investimento.
O segundo fator, portanto, que conduza estabilidade de duração, se deve aos custos de conservação dos estoques excedentes, que forçam a sua absorção dentro de certo período. O processo de absorção dos estoques representa um investimentonegativo que também contribui para diminuir o emprego e, chegando a seu termo, causa um considerável alívio.
A redução do capital é o terceiro fator apresentado pelo autor, responsável por exercer forte influência cumulativa no sentido da baixa.
Uma queda substancial da eficiência marginal tende a afetar negativamente a propensão a consumir, pois provoca uma baixa considerável no valor dos títulos,exercendo uma influencia depressiva sobre a classe de pessoas que acompanham de perto os seus investimentos.
A recuperação inicia, portanto, uma nova fase, dependente das diferentes formas de como são alimentadas e como se desenvolvem cumulativamente. Na fase descendente explica o autor, a curva da eficiência marginal pode baixar tanto que dificilmente é possível corrigi-la de modo a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FICHAMENTO CAP 22-24, Bonavides
  • Fichamento do capítulo 24 do livro decifrando a terra
  • CAPITULO 24
  • Capitulo 24
  • Capitulo 22
  • Fichamento do Capitulo 24- Caio Prado Jr. Formação Econômica Brasileira
  • Fichamento 22
  • Golan Farmacologia Capitulo 24

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!