Fichamento keynes capitulos 13 e 15

Páginas: 4 (839 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2011
No capítulo 13 de sua obra, Keynes começa analisando as preferências psicológicas do individuo, onde ele se depara com dois conjuntos de decisões. A primeira ele denomina de propensão a consumir, aqual já foi vista, e a segunda é definida como a preferência pela liquidez, a qual ele dá mais enfoque nesse capitulo como no trecho a seguir:
“Uma vez tomada esta decisão, porém, outra o espera, asaber, em que forma conservará o poder de comando sobre o consumo futuro, quer de sua renda corrente, quer de sua poupança anterior. Deseja conservá-lo sob a forma líquida imediata (isto é, em dinheiroou seu equivalente)? Ou está disposto a alienar esse poder aquisitivo imediato por um período específico ou indeterminado, deixando à situação futura do mercado a fixação das condições em que pode,se necessário, converter o poder de comando postergado sobre bens específicos em poder aquisitivo imediato sobre bens em geral? Em outras palavras, qual é o grau de sua preferência pela liquidez, ondea preferência pela liquidez do indivíduo é representada por uma escala do volume dos seus recursos medidos em termos monetários ou em unidades de salário, que deseja conservar em forma de moeda emdiferentes circunstâncias?”
O autor cita ainda, a importância da moeda e da taxa de juros para a tal:
“A preferência pela liquidez é uma potencialidade ou tendência funcional que fixa a quantidade demoeda que o público reterá quando a taxa de juros for dada; resulta daí que r é a taxa de juros, M a quantidade de moeda e L a função da preferência pela liquidez, teremos M = L(r). Isto mostraonde e como a quantidade de moeda entra no esquema econômico”
Keynes ainda diz que há uma condição necessária para que haja essa preferência pela liquidez, a qual ele denomina de incerteza:
“Estacondição necessária é a existência de incerteza quanto ao futuro da taxa de juros, isto é, quanto ao complexo de taxas para vencimentos variáveis a prevalecer em datas futuras; pudéssemos, pois,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento capítulos 13 14 e 15 de O Capital
  • Fichamento rh capítulo 14 e 15
  • Resumos dos Capítulos 13, 14 & 15
  • FICHAMENTO KEYNES
  • Fichamento Keynes
  • Resumo Livro Chiavenatto
  • Resumo dos capítulos 13, 14 e 15 do livro curso de economia de fábio nasser
  • Resumo dos capítulos 13, 14 e 15 do livro methodology in tesol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!