Fichamento John B. Morral - Aristóteles, cap IV

3726 palavras 15 páginas
Fabiana Calabrese
Universidade Federal Fluminense
Relações Internacionais
Política I
Profa. Célia Lessa

“Aristóteles” – capítulo IV
MORRAL, John B.

CIÊNCIA POLÍTICA EM ESTILO PERIPATÉTICO
“Para o filósofo [Aristóteles], o comportamento ético individual é uma subdivisão do que chama ‘ciência política’, uma exploração intelectual geral dos campos inseparáveis da vida individual e da vida comunitária, que juntos compõe a unidade da pólis” (MORRAL, John B. pág. 49)
“[...] pressupõe a distinção entre as ciências teóricas (isto é, formas de conhecimento puramente contemplativo) e as ciências práticas (formas de conhecimento do qual decorre uma ação útil. [...] metafísica, física, etc., [...] ética, política e retórica.” (MORRAL, John B. pág. 49)
“No início da Ética, faz-se a afirmação de que a ciência política é a principal dentre as ciências práticas. Isso porque procura os meios para realizar o bem de toda a comunidade, a qual deve ter precedência sobre os indivíduos que a compõem: ‘Isso não quer dizer que o bem do indivíduo não tenha valor. Mas o bem de uma nação ou icdade tem uma qualidade mais elevada, mais divina.’” – citação a Aristóteles (MORRAL, John B. pág. 49)
“[...] desse status prático da política é a de que ela jamais poderá ser uma ciência exata, como a matemática ou a metafísica: ‘devemos contentar-nos em atingir o máximo de grau de certeza que a matéria permite’. [...] as conclusões da política devem ser primordialmente na experiência [...] ‘não é um estudo adequado aos jovens. O jovem não é versado nas questões práticas da vida’ [...]” – citação a Aristóteles (MORRAL, John B. pág. 50)
“[...]parece aqui tomar a posição oposta à de Platão na República [...] Aristóteles, no entanto, afirma aqui que é necessário familiarizar-se com alguns princípios preliminares antes que o estudo da ética ou da política possa ser encetado com êxito.” (MORRAL, John B. pág. 50)
“Para Aristóteles, o primeiro princípio da ética é o de que ela se dirige à

Relacionados