Fichamento - jogos teatrais de ingrid koudela

15938 palavras 64 páginas
INGRID KOUDELA – JOGOS TEATRAIS (Editora Respectiva, 1984 – 4 edi.)

1.TEATRO E/OU EDUCAÇÃO?

Elliot Eisner distingue duas categorias de justificativas para o ensino da arte que têm determinado sua função educacional. A abordagem mais difundida na história da arte-educação é designada pelo autor como “contextualista”, que enfatiza as conseqüências instrumentais da arte na educação e utiliza as necessidades particulares dos estudantes ou da sociedade para formular seus objetivos. Dentro da orientação contextualista, alguns programas ressaltam as necessidades psicológicas das crianças na articulação de seus objetivos e outros, as necessidades sociais. (p.18)

O autor opõe a esse tipo de orientação a abordagem “essencialista” da educação artística, que considera que a arte tem uma contribuição única a dar a experiência e a cultura humanas, diferenciando-a de outros campos de estudo. Segundo os essencialistas, a arte não necessita de argumentos que justifiquem a sua presença no currículo escolar, nem de métodos de ensino à sua natureza intrínseca. (p.18)

Argumentar que a justificativa para a arte-educação reside nas contribuições que pode dar para a utilização do lazer, que auxilia o desenvolvimento da coordenação motora da criança pequena, que fornece liberação de emoções é algo que pode ser realizado por uma série de outros campos de estudo da mesma forma. O valor primeiro da arte reside a meu ver, na contribuição única que traz para a experiência individual e para a compreensão do homem. As artes visuais lidam com um aspecto da consciência humana a que nenhum outro campo se refere: a contemplação estética da forma visual. As outras artes lidam com outras modalidades sensoriais diferentes, enquanto a ciência e as artes práticas têm outros objetivos. 1 (p.18)

1. EISNER, Elliot. Educating Artistic Vision. New York, Macmillan, 1972, p.9

A concepção predominante em Teatro-Educação vê a criança como um organismo em

Relacionados

  • teatro na escola
    17768 palavras | 72 páginas
  • Eco Umberto Como se faz uma tese
    86014 palavras | 345 páginas