Fichamento Introdução Um toque de Clássicos

Páginas: 5 (1104 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Um Toque de Clássicos
Introdução
“... Sociologia enquanto um modo de interpretação chamado a explicar o “caos” até certo ponto assustador em que a sociedade parecia haver-se tornado.”
Mudanças resultantes da industrialização
“O avanço do capitalismo como modo de produção dominante na Europa ocidental foi desestruturando, (...) tanto os fundamentos da vida material como as crenças e osprincípios...”
“No carregado ambiente urbano (...). A aglomeração, conjugada a outros fatores como as condições sanitárias, tinha outras consequências deletérias...”
“O tratamento das crianças é um bom exemplo no processo de socialização e na moralidade.”
“Além das doenças devidas ao ambiente insalubre, da alimentação deficiente, da falta de aquecimento apropriado, da disciplina nas fábricas e dasmultas que reduziam ainda mais seus ganhos, os trabalhadores estavam expostos a frequentes acidentes provocados pelo maquinário pesado que mutilava e matava.”
“Mudanças (...) na instituição familiar, tanto no que se refere ao status de seus membros segundo sexo e idade, como à natureza das relações pessoais e jurídicas entre eles.”
“... desenvolvimento no universo das relações afetivas (...). Apresença de uma nova sensibilidade...”
“... modificou profundamente a percepção do tempo...”
Antecedentes intelectuais da sociologia
“... processos de ordem socioeconômica, mudanças culturais contribuirão para suplantar a concepção orgânica, dominante na Antiguidade e no período medieval, substituindo-a por correntes de pensamento de base individualista. (...) a Reforma (...) fez daconsciência individual o principal nexo com a divindade.”
“A confiança na razão e na capacidade de o conhecimento levar a humanidade a um patamar mais alto de progresso, regenerando o mundo através da conquista da natureza e promovendo a felicidade aqui na terra, tornou-se bandeira e símbolo do movimento de crítica cultural (...) A burguesia europeia ilustrada acreditava que a ação racional traria ordem aomundo, sendo a desordem um mero resultado da ignorância. Educados, os seres humanos seriam bons e iguais.”
“... a caracterização da esfera social como um campo diferenciado e a procura das leis que regem seu movimento representam o legado mais importante de Montesquieu à formação do pensamento sociológico.”
“... [é] na crítica do processo civilizatório onde haverá de buscar-se a herança maisduradoura que o genebrino [Rosseau] legou à Sociologia. (...) um rebanho chamado sociedade onde reina uma uniformidade desprezível e enganosa.”
“... a comunicação de ideias é o princípio e base dessa união [a Enciclopédia, de Diderot e d’Alambert] (...) mestres e empresários tornar-se-iam, pouco a pouco, parte da camada social dominante (...) responsáveis por maravilhosas invenções edescobertas...”
“Terras e mares foram rasgados, encurtando distâncias que pouco tempo antes pareciam incomensuráveis. A guerra também aguçou a criatividade, e a produção bélica teve reflexos importantes na economia.”

Primeiras sociologias: ordem, caos, contradições, evolução
“... [As revoluções que lançaram as bases para a consolidação do mundo moderno, inspiraram correntes conservadoras inglesas efrancesas sobre a] preeminência da sociedade sobre o indivíduo (...). Paralelamente a essa rejeição ao moderno, tal corrente glorificava a tradição.”
“Apesar dessa influência, a Sociologia vem a assumir um caráter decididamente moderno, acreditando no progresso como tendência inexorável.”
“... [Saint-Simon, em 1819] apontando para a nova sociedade onde industriais (...) contrastam com a eliteociosa (...) acreditava no industrialismo como domínio da natureza, sendo a história humana a do trabalho material e espiritual (...) ciência que tratava de construir [o que] chamou de Fisiologia Social. Ela deveria tratar da ação humana incessante...”
“Todas as sociedades possuem ideias comuns, e seus membros gostam de sentir os laços morais que garantem sua união aos demais. (...) na sociedade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução Toque De Classicos
  • Um toque de clássicos- fichamento de citaçoes
  • Um toque de clássicos Fichamento
  • Um toque de clássicos
  • Fichamento Marx um toque de clássicos
  • Fichamento um toque de classicos marx
  • Resumo introdução de Um toque de clássicos
  • Fichamento durkheim um toque de clássicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!