Fichamento - Introdução à Psicologia Industrial

Páginas: 2 (467 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2013
1º Fichamento

O texto, primeiramente, faz uma introdução à história da indústria, citando as principais obras, as discussões que deram origem à Psicologia Industrial - como orientaçãovocacional, o trabalho, fadiga e o movimento. A seguir o texto apresenta Taylor e seus princípios para, então, explicar como esta área se forma na atualidade, apontando seus defeitos, qualidades e valores. Alémdisso, o texto faz uma regressão histórica do trabalho, da idade média à moderna, para explicar o processo de industrialização, capitalismo e trabalho.
A indústria moderna preocupa-se com ocrescimento da produção e, para isso, é necessário homens mais fortes e bem preparados que consigam produzir mais em menos tempo. Porém, este modelo passa a ser questionado por ser considerado comoexploração do trabalho e desumanização do homem. Se faz urgente, portanto, o investimento em melhores condições de trabalho (clima favorável, conforto, e etc.) e, fundamentalmente, um grupo coeso, que trabalhaem unidade e em paz.
Diante do crescimento da industria, surge outro problema, devido a grande oferta de trabalhos, se torna difícil manter o trabalhador na empresa, o que resulta em muitosinvestimentos em saúde e qualidade do trabalhador. Percebe-se, portanto, que o sucesso da equipe não depende apenas do trabalhador, mas dos chefes que vão mediando o trabalho e o caráter da produção.
Nesteponto, é importante voltar à idade média e destacar dois principais pontos: o trabalhador no feudo e a crise do sistema feudal. O trabalhador, subordinado ao senhor feudal, deveria dar lealdade etrabalho como pagamento de uma "dívida" por receber proteção e terra. Porém, este trabalhadores, com o surgimento do comércio, decorrente da crise do sistema feudal, foram se tornando autônomos e criandosuas próprias oficinas de artesanatos. Surge aí, também, uma moral religiosa do trabalho.
A partir do século XVII, devido ao surgimento do carvão, houve a criação do motor a vapor, o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento Psicologia uma (nova) introdução
  • Fichamento do livro psicologia uma nova introdução
  • fichamento
  • fichamento do cap. 11 do livro: introdução ao estudo da psicologia.
  • FICHAMENTO DE TEXTO DO CAP 2 DO LIVRO: PSICOLOGIAS: UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PSICOLOGIA
  • Psicologia industrial
  • Psicologia industrial
  • Psicologia Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!